Conheça mais sobre Carnaíba

Carnaíba é um município do Sertão de Pernambuco, localizado na microrregião do Pajeú. A cidade está a cerca de 400 quilômetros de distância de Recife, capital do estado, e sua população foi estimada em 19.666 habitantes, conforme dados do IBGE de 2021. O último censo, realizado em 2010, apontou que Carnaíba é o 107º município pernambucano mais populoso e o 126º mais rico (PIB), também de acordo com dados do IBGE. É formado pelos distritos Sede e Ibitiranga.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,583, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-2010).

Educação

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2019), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município assinalou 6,2 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 13º no Estado e 1842º no país) e 5,7 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (5º no Estado e 236º no país), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Em 2021, Carnaíba dispunha de 13 escolas para o ensino fundamental e 03 para o ensino médio.

Saúde 

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2020) na cidade é de 28,78 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 3º no Estado e 391º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,3 para cada 1.000 habitantes (128º no Estado e 3907º no país). Ainda de acordo com o Instituto, o município conta atualmente com 09 unidades de saúde públicas (2009).

E o IBGE registrou também que, em 2010, cerca de 41,9% dos domicílios da cidade possuíam esgotamento sanitário adequado.

Economia

O PIB per capita de Carnaíba atingiu o valor de R$ 8.061,33 em 2019, segundo o IBGE, que corresponde à colocação 145ª no estado. As atividades econômicas predominantes são o comércio varejista e a agropecuária de subsistência.

História

A palavra Carnaíba é uma alteração de Carnaúba (árvore existente em abundância no local), pois, em festas, as barracas eram cobertas com folhas dessas árvores.

De acordo com desenhos ainda existentes em pedras localizadas no município, os indícios levam a acreditar que, nessas localidades, pode ter havido habitação de aborígenes, primeiramente os índios Cariris, que foram abandonando as terras pouco a pouco, até a chegada dos povos civilizados, pela metade do século XVIII.

Seu território pertencia à Casa da Torre de Garcia D?ávila, conforme o livro de tombo da referida Casa, que faz referências às fazendas Carnaíba Velha e Oitizeiro, as quais foram arrendadas ao capitão Manoel de Souza Diniz. Em meados do século XIX, chegaram ao local os portugueses João Gomes dos Reis e o tenente-coronel Saturnino Bezerra, que ali fixaram residência. No ano de 1970, João Gomes dos Reis construiu uma capela sob a invocação de Santo Antônio e um cemitério. Devido a uma grande lagoa que existia por lá, a fazenda recebeu o nome de Lagoa da Barroca. Na época, o local era parte integrante do município de Flores.

Formação Administrativa - O distrito de Carnaíba foi criado pela Lei municipal nº 4 de 29 de julho de 1893, sendo emancipado politicamente no dia 30 de dezembro de 1953, por força da Lei Estadual nº 1818. Essa mesma Lei criou a Comarca de Carnaíba, sendo instalada em 04 de junho de 1954, ficando com os distritos de Carnaíba e Ibitiranga, pois o distrito de Quixaba só foi criado em 1962.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 427.802 km², estando a cerca de 400 km de Recife, cujo acesso é feito pela PE-320. Os municípios limítrofes são Solidão, ao norte; Custódia, ao sul; Afogados da Ingazeira, ao leste; e Flores e Quixaba, a oeste. 

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.

Cultura, Turismo e Lazer

Filhos Ilustres:

Zé Dantas, compositor sertanejo de músicas como ?O xote das meninas?, ?Derramaro o gai?, ?A Volta da Asa Branca?, ?Vem morena?, ?Cintura fina?, ?Noites brasileiras?, ?São João na roça?, ?Riacho do navio?, ?Sabiá?, entre outras, gravadas por Luiz Gonzaga.

Daniel Bueno, cantor e compositor que já gravou canções com grandes nomes da música popular brasileira, destacando ?As coisas que deixei ali?, ?Fazenda de vovô? e ?Minha saudade?.

Eventos Importantes:

Festa de Santo Antônio (Padroeiro), em junho;

São João Maria Vianney, em agosto;

Festa do Poeta Zé Dantas, em setembro;

Emancipação Política, em dezembro.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Carnaíba e Wikipédia.