Conheça mais sobre Catende

Localizado na Zona da Mata pernambucana, o município de Catende é conhecido como ?Terra da Mulher da Sombrinha" devido a uma lenda urbana local. Reza a história de terror, cujos primeiros registros são de 1940, que uma figura de mulher vestida de branco, cabelos longos e segurando uma sombrinha aparecia à noite nas ruas da cidade. Hoje, existe um bloco de Carnaval em sua homenagem.

Catende fica a 142 km de distância do Recife, com área de 207 km quadrados e a população estimada em 43.778 pessoas, de acordo com dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Formado pelo distrito-sede e pelos distritos de Roçadinho e Laje Grande, o município faz fronteira com Bonito (norte), Maraial (sul), Palmares (leste) e Jaqueira (oeste).

O Produto Interno Brito (PIB) de 2018, segundo o IBGE, foi calculado em R$ 285.787.350,00, atingindo o 71º lugar no ranking do Estado e 2058º no do País. Nesse mesmo ano, o PIB per capita do município foi de R$ 6.734,87, atingindo um dos números mais baixos de Pernambuco, na 179ª posição, e do Brasil, 5377º. Por sua vez, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), de 2010, é considerado médio, com 0,609 pontos. 

Conforme informações do site Wikipedia, Catende possui duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural, localizadas nos engenhos Jussaral e Bicho Homem. Juntas, as áreas totalizam 421 hectares com grande diversidade de espécies.

Educação

O site da Prefeitura de Catende informa que integram a Secretaria de Educação uma Coordenação Pedagógica, que tem como objetivo melhorar as práticas dos professores na formação continuada da escola, além do sistema de transporte escolar e de uma biblioteca pública. 

Há, ainda, o Conselho Escolar, que se constitui como órgão colegiado com representatividade de todos os segmentos da comunidade escolar. Sua finalidade é fortalecer e ampliar a participação da comunidade, da família, dos alunos, dos professores e dos funcionários no bom funcionamento da escola.

A taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade, medida pelo IBGE em 2010, é de 95,2%, tendo sido registradas no município, em 2020, 30 escolas de ensino fundamental e cinco voltadas para o ensino médio. Já no levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede pública, de 2019, o IBGE registrou 4,2 pontos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 3,6 para os Anos Finais. Os indicadores, que avaliam critérios como fluxo escolar e médias de desempenho, colocam Catende em 167º lugar em Pernambuco e 5010º no Brasil.

Saúde

A Prefeitura informa que o atendimento hospitalar de Catende é realizado na Policlínica Gouveia de Barros, com assistência organizada na garantia do atendimento aos usuários e apoio de uma equipe multiprofissional. De acordo com dados do IBGE, a taxa de mortalidade infantil média no município é de 10,82 para mil nascidos vivos. As internações devido a diarreias, por sua vez, são de 0,4 para cada mil habitantes. Comparada com outros municípios, Catende fica nas posições 109 e 111, respectivamente, entre os 185 do Estado e nas posições de 2885 e 3606 entre as 5.570 cidades do Brasil.

Economia

Segundo informações divulgadas no site Wikipedia, o fim das atividades do Instituto do Açúcar e do Álcool, na década de 1990, provocou o fechamento de mais de 18 usinas na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Após grandes dificuldades financeiras, paralisações e negociações, a Usina Catende conseguiu manter suas atividades, mas passou por uma mudança administrativa, passando a ser comandada por uma cogestão de credores e trabalhadores do local. 

Após ter sua falência decretada a pedido dos próprios funcionários, sendo a primeira usina do Brasil a passar por isso, estabeleceu-se como o maior projeto de autogestão e economia solidária do Brasil. Diz o Wikipedia que, hoje, há cerca de 4 mil famílias na área de 26 mil hectares, chamada de Assentamento Governador Miguel Arraes. O parque industrial da usina, no entanto, foi desativado após novos problemas financeiros. 

No município, a Secretaria de Agricultura coordena o programa Garantia Safra, criado em 2002 pelo Governo Federal. A Prefeitura de Catende informa que esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio temporário caso perca sua safra por motivo de estiagem ou de excesso hídrico. Para participar do programa, o agricultor familiar deve plantar entre 0,6 a 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca.

História

De acordo com informações do IBGE, as terras da região foram divididas em sesmarias pelo imperador Dom Pedro II, que doou parte delas ao senador Álvaro Barbalho Uchôa Cavalcanti. Com o passar dos anos, o político vendeu pequenas áreas a diversas pessoas, assim, foram surgindo sítios e engenhos. 

Em 1874, o capitão Levino do Rêgo Barros começou a realizar uma feira na localidade. Segundo o Instituto, este foi o primeiro passo para a consolidação do núcleo populacional, pois provocou a chegada de novos habitantes. Por volta do ano de 1887, após esforços do capitão Levino, foi instalada uma estação ferroviária para viajantes da Estrada de Ferro Sul de Pernambuco. A partir de então, o desenvolvimento na região se acelerou.

Acredita-se que o nome Catende venha de uma junção de nomes indígenas, ?caa? (mato) e ?tendi? (brilhante), mas também existe uma teoria de que a denominação viria da corruptela de "katendi" (lagartixa), palavra de origem africana. O distrito denominado Catende foi criado pela Lei Municipal nº 1, de 1892, quando ainda era subordinado ao município de Palmares. Foi elevado à categoria de vila em 1909. 

Só em 11 de setembro de 1928, tornou-se sede do município homônimo, desmembrando-se de Palmares, por meio da Lei Estadual nº 1931. De acordo com o Wikipedia, seu primeiro prefeito foi João da Costa Azevedo.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Catende e Wikipédia.