A Escola de Contas, por meio do Programa TCEndo Cidadania, e em parceria com a Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife e com a Defensoria Pública do Estado, promoveu no dia 21 de novembro a roda de conversa: “TCEndo com Elas – Conhecimento é proteção contra a violência” com a participação de mulheres de comunidades do bairro do Pina. Durante a atividade foram abordadas as diferentes formas de abuso sofridas pelas mulheres, bem como as ações possíveis diante dos assédios. A iniciativa ocorreu no COMPAZ Lêda Alves e fez parte da campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. 

O evento contou com participação da auditora de controle externo do TCE-PE, Michele Freitas, que apresentou os resultados das auditorias realizadas sobre o tema durante o ano de 2023 e 2024. Segundo a servidora, o objetivo foi aproximar as ações do TCE para a realidade dessas cidadãs. “Estamos apresentando esses dados como forma de mostrar que o Tribunal é mais um parceiro no combate à violência contra a mulher”, explicou. 

A defensora pública, Débora Andrade, e a advogada da Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife, Bruna Veiga, apresentaram suas experiências profissionais, esclarecendo como potenciais vítimas podem se proteger da violência e os canais de apoio institucional neste processo. 

Foram debatidos temas como equidade, igualdade, respeito e consentimento, e apresentadas situações em que mulheres em vulnerabilidade podem solicitar a implantação de medidas protetivas.