Em setembro de 2022 uma palestra promovida pelo programa TCEndo Cidadania para estudantes de comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, em Caruaru, apresentou o papel do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) como órgão fiscalizador, e apresentando a ferramenta do ‘Tome Conta’. A ideia da palestra era incentivar que aqueles jovens, presentes durante na apresentação, pudessem perpetuar a cultura da fiscalização em seus convívios, incentivando o sentimento de pertencimento das atividades públicas. Para isso foi lançado o desafio para que eles desenvolvessem projetos de comunicação para divulgar a importância do controle social. 

Em outubro, um mês após o lançamento do desafio, esses alunos apresentaram uma série de trabalhos passando por projetos de produção de podcasts, criação de sites e blogs e confecções de cartazes. O conteúdo produzido foi tão relevante, que a professora da disciplina de Comunicação e Política, Sheila Borges, resolveu submeter esses trabalhos ao Congresso Regional da Intercom, maior evento do Nordeste na área de comunicação, que aconteceu em junho deste ano (2023), como resultado dois projetos foram premiados; 

O projeto “Fiscaliza Agrestina”, do estudante Helder Henfil de Souza, recebeu o prêmio na categoria planejamento e gestão na web/mídias sociais pela criação de um perfil, no Instagram, para informar à população da cidade de Agrestina como a prefeitura aplica os recursos da educação, dando maior transparência no uso da verba pública. 

Já o trabalho da estudante Sammy Carolina dos Santos, “Estamos em obras”, ganhou na categoria empreendedorismo em comunicação, por apresentar um projeto de comunicação que denuncia as obras paradas em Caruaru, por meio de cartazes fixados nos locais, revelando o desperdício dos recursos públicos. 

“Muito orgulhosa com a maturidade dos projetos apresentados pela turma da disciplina de Comunicação e Política, da UFPE de Caruaru. Eles mostraram que é possível motivar o cidadão a fiscalizar o uso dos recursos públicos e dialogar com a sociedade”, afirmou a professora em uma postagem no Instagram.