A Escola de Contas, por meio da sua Gerência de Ações Educacionais para o Controle Social e Cidadania, (GECS), promoveu entre os dias 13 e 15 de agosto, mais uma edição da Jornada Cidadã, desta vez no Município de Arcoverde. A iniciativa visou capacitar membros de conselhos municipais e estaduais, representantes da sociedade civil organizada e demais cidadãos da região com conteúdos que auxiliam o exercício do controle social, possibilitando o exercício ativo na fiscalização e no desenvolvimento de políticas públicas. Cerca de 45 membros de conselhos municipais de políticas públicas participaram das atividades.

Durante os três dias, a ação promoveu encontros, apresentação de painéis, fóruns de discussão, palestras, cursos, oficinas e debates sobre temas relacionados ao exercício da cidadania ativa. A abertura contou com a apresentação dos Painéis “Dialogando sobre Políticas Públicas”, conduzido pelo analista de controle externo do TCE, João Robalinho e pela gestora de programas especiais do Tribunal, Fátima Brayner, e “Escuta Social sobre Políticas Públicas”, apresentado pelo auditor de controle externo do Tribunal, Diego Maciel.

“Trabalhamos o tema da escuta social para a construção de políticas públicas e tivemos a oportunidade de mostrar a ferramenta da Escuta Cidadã do TCE, mostrando as funcionalidades para os participantes, para que eles possam participar e multiplicar essa escuta, trazendo mais força para o planejamento, o controle social e para a fiscalização do TCE”, explicou Diego Maciel. 

A participante da jornada, Maria de Fátima Oliveira que atua como pesidente do Conselho da Merenda Escolar de Serra Talhada, explicou que momentos como esses, de interação entre membros de conselhos, são importantes para compreender as políticas públicas e promover maior participação dos conselhos na construção dessas políticas. 

Na quarta-feira (14/08) ocorreu a oficina: “O papel dos Conselhos Municipais no acompanhamento da execução orçamentária”, com instrução da auditora de controle externo, Sandra Inojosa. Na quinta-feira (15/08) foram realizadas duas oficinas, uma no período da manhã, com a auditora Márcia Leal, que abordou o tema: “Elaboração do Plano de Trabalhos dos conselhos municipais” e outra na parte da tarde, encerrando a jornada, com o auditor Gustavo Almeida, que conduziu a oficina: “Cidadania, Políticas Públicas e Controle Social”.

Além de viabilizar a capacitação dos conselheiros, as Jornadas Cidadãs são oportunidades para a escuta, a troca de experiência e a criação de redes entre esses atores sociais ligados às diferentes políticas públicas de suas regiões.