Conheça mais sobre Surubim

Surubim é um município pernambucano conhecido como a Capital da Vaquejada. É formado pelos distritos sede e Chéus. A cidade está a cerca de 119 quilômetros da capital do estado, Recife, e sua população foi estimada em 65.647 habitantes, conforme dados do IBGE de 2020. Surubim é o 28º município mais populoso de Pernambuco e o 59º mais rico (PIB).

Educação

De acordo com o site da Prefeitura Municipal de Surubim, é de competência da Secretaria de Educação: o planejamento e a execução da política educacional do Município através da priorização de instalação e manutenção de estabelecimentos de ensino, elaborando, organizando, administrando, controlando e avaliando o sistema educacional.

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2019), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,0 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 100º no Estado) e 4,7 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (61º no Estado), ambos os indicadores da rede pública. 

O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2018, Surubim dispunha de 47 escolas para o ensino fundamental e 8 para o ensino médio.

Saúde 

A Prefeitura do município estabeleceu que são competências da Secretaria de Saúde: planejar, coordenar e executar a política municipal de saúde pública e trabalhar em consonância com os órgãos equivalentes da União e do Estado, com vistas à consolidação do Sistema Único de Saúde, tendo como finalidade promover a qualidade de vida do cidadão e dos grupos populacionais, no que diz respeito à atenção integral à saúde individual e coletiva.

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2019) na cidade é de 12,51 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 92º no Estado) e as Internações por Diarreias (2016) são de 1,1 para cada 1.000 habitantes (43º no Estado). De acordo com o Wikipédia, o município conta atualmente com 20 unidades de saúde públicas ou privadas (hospitais, clínicas, ambulatórios e postos).

Economia

O PIB per capita de Santa Cruz do Capibaribe atingiu o valor de R $11.683,83 em 2018, segundo o IBGE. As atividades econômicas predominantes são agricultura e pecuária.

História

A cidade ganhou este nome para homenagear o boi Surubim que foi atacado e devorado por uma onça nas terras da fazenda de Lourenço Ramos, que deram origem ao município.

A cidade originou-se de uma fazenda de gado pertencente a Lourenço de Ramos da Costa. Em 1864, ele construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava missas aos domingos. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas.

Em 1878, o oratório foi substituído por uma capela. No dia 8 de junho de 1891, a lei provincial nº 1585 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida canonicamente pelo padre José Francisco Borges.

O município foi emancipado através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928, onde foi desmembrado de Bom Jardim.

Surubim também é conhecida pelos seus filhos ilustres: José Abelardo Barbosa de Medeiros, conhecido como Chacrinha e Velho Guerreiro, comunicador de rádio e televisão brasileira, e Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba), compositor de frevo pernambucano.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 252,896 km², sendo o 97º município em tamanho do Estado. Surubim está a cerca de 119 quilômetros do Recife. Os municípios limítrofes são: Vertente do Lério e Casinhas, ao Norte; Salgadinho, João Alfredo, Bom Jardim e Limoeiro, ao Leste; Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho, a Oeste; e Riacho das Almas e Cumaro, ao Sul.

O município está inserido na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe e como principais tributários os rios Capibaribe e Caiai, além dos riachos do Brás, Maracajá, Pocoró, do Tanque Doce, Taepe e do Manso, todos de regime intermitente. O relevo de Surubim está inserido nas Áreas Desgastadas da Província Borborema. A altitude média de Surubim é de 394m.

O município, assim como a maior parte da região no seu entorno, apresenta vegetação de caatinga hiperxerófila. Nas cristas residuais altas predominam os solos litólicos, nos topos e vertentes das ondulações, os solos brunos não cálcicos e nas baixas vertentes das ondulações os planossolos Os solos são pouco profundos e de fertilidade variando entre média e alta.

Cultura, Turismo e Lazer

Um dos lugares mais visitados em Surubim é a Praça São Marcelino Champagnat, localizada em frente à Igreja dedicada ao santo, no Bairro São José.

As festas tradicionais da cidade são:

  • Festa de São José e São Sebastião;
  • Carnaval de Surubim;
  • Vaquejada de Surubim.

Esporte

A cidade de Surubim possui um clube no Campeonato Pernambucano de Futebol, o Surubim Futebol Clube, que joga no Estádio Carlos Alberto Gomes de Oliveira.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Surubim e Wikipédia.