Conheça mais sobre Serrita

O município de Serrita é conhecido pela famosa celebração da Missa do Vaqueiro, evento realizado desde o ano de 1970 com a ajuda do famoso cantor Luiz Gonzaga. Localizada a 535 quilômetros da capital pernambucana, a cidade está no Sertão Central do Estado, apresentando as características típicas da região, como clima semirárido e bioma de caatinga. 

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, a população de Serrita foi estimada em 19.226 habitantes, ficando em 108º lugar no ranking pernambucano. O território, por sua vez, é o 16º maior de Pernambuco, com área de 1.535,190 km². O município faz fronteira com Jardim (CE) ao norte; Parnamirim ao sul; Salgueiro e Cedro ao leste; Granito e Moreilândia a oeste.

Em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) serritense foi contabilizado em R$ 138.384.780,00, e o PIB per capita em R$ 7.220,70. Comparado com todos os municípios do Estado, respectivamente, fica nas posições 133 e 169; entre os municípios brasileiros, fica em 3365º e 5336º, conforme dados do IBGE. Seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), medido apenas em 2010, é considerado baixo, com 0,595 pontos. 

A Prefeitura de Serrita informa, em seu site, que o território local apresenta uma variação entre plano e montanhoso. Com dois riachos periódicos, Traíras e Brígida, ele está dividido entre os distritos: Ipueira, Mundo Novo, Ori, Santa Rosa, São Francisco do Brígida e Caruá.

Educação

Conforme o portal eletrônico da gestão, a missão da Secretaria Municipal de Educação é garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas, proporcionando uma educação humanizada por meio de uma gestão democrática, inclusiva e transparente. Sobre o propósito do órgão, afirma ser ?o desenvolvimento integral do ser humano?.

Em 2020, o IBGE registrou 18 estabelecimentos voltados para o ensino fundamental e um para o ensino médio. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado em 2019, atingiu 5,1 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental na rede pública (83º no Estado e 3838º no País) e 4,9 para os anos finais.(35º em Pernambuco e 1861º no Brasil). Esse levantamento é feito para avaliar a qualidade do aprendizado e traçar metas para ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho.

Saúde

Dados do IBGE, divulgados em 2019, apontam uma taxa de 3,7 internações devido a diarreias para cada mil habitantes. Entre as 185 cidades pernambucanas, Serrita ocupa, respectivamente, o 10º lugar e em meio às 5570 cidades do País, fica em 946º lugar. Em relação à Mortalidade Infantil, o Instituto registrou 3,72 óbitos por mil nascidos vivos (2020), ficando em 168º no Estado.

Cultura e Turismo

O município de Serrita é bastante famoso pela celebração anual da Missa do Vaqueiro, desde 1970, no quarto domingo do mês de julho. A festa, que reúne cerca de 70 mil pessoas, acontece em memória do vaqueiro Raimundo Jacó, primo do cantor Luiz Gonzaga. O artista, inclusive, ajudou a idealizar o evento e participou das suas primeiras edições.

Inicialmente, a missa foi realizada como forma de protesto pelo assassinato impune de Raimundo Jacó, ocorrido em julho de 1954, onde hoje está localizado o Parque Nacional do Vaqueiro, no Sítio Lajes. Seu algoz teria sido um desafeto que nunca foi condenado devido à falta de provas.

Hoje, a Missa do Vaqueiro é uma festa religiosa conhecida em todo o País e atrai vaqueiros das regiões Norte e Nordeste. Na semana anterior à missa, são realizadas a feira e a festa do vaqueiro. No evento, acontecem várias formas de manifestação cultural, como vaquejada, pega de boi, banda de pífanos, cantorias, repentistas e outras apresentações musicais. Na feira, são comercializados produtos artesanais e decorativos e comidas tradicionais.

Além da Missa do Vaqueiro, também há uma festa em comemoração ao dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro.

Turismo

Em Serrita, há alguns monumentos homenageando figuras marcantes na história do município. No Sítio Lajes, por exemplo, fica a estátua do vaqueiro Raimundo Jacó. Já na sede do Memorial Padre Cícero, local onde houve o combate da família Xavier com o cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, em 1927, fica o monumento ao Padre Cícero Romão Batista.

Para visitar, a prefeitura aponta, ainda, a Serra do Cruzeiro, que deu origem ao nome do município; a Igreja Nossa Senhora da Conceição (construída em 1920) e a Floresta Nacional de Negreiros, uma Unidade de Conservação Nacional desde 2007.

História

Conforme dados do IBGE, o município, inicialmente denominado como Serrinha, teve origem no século 19, quando foragidos das secas que assolavam a região do Cariri, no Ceará, migraram em busca de terras para cultivo agrícola e pastagens. Antes disso, não há indícios de habitantes na região.

O primeiro a construir uma casa no local foi Miguel Torquato de Bulhões, que se instalou na margem do Riacho Traíras, dando início ao povoado. Em 1896, o coronel Romão Pereira Filgueira Sampaio, acompanhado de seus familiares, também fixou residência por lá e passou a ter controle político da área.

Informações do Wikipedia dão conta de que, em 1892, o Coronel Romão criou o distrito de Serrinha, ligado ao município de Salgueiro. Seu filho, Francisco Filgueira Sampaio, conhecido como Coronel Chico Romão, herdou sua influência política e governou o distrito por mais de 50 anos.

Em 11 de setembro de 1928, Serrinha foi elevada à categoria de município, mas foi extinto apenas cinco anos depois, voltando à categoria de distrito de Salgueiro. Retornou à condição de município em 27 de junho de 1934, anexando terras que pertenciam aos municípios de Salgueiro, Parnamirim, Bodocó e Exu. Em 31 de dezembro de 1943, teve seu nome modificado para Serrita.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Serrita e Wikipédia.