Conheça mais sobre São Caetano

São Caetano é um município do Agreste do estado de Pernambuco formado pelos distritos de Tapiraim, Maniçoba e pelo povoado de Santa Luzia. A cidade está a cerca de 148 quilômetros de distância de Recife, capital do estado, e sua população foi estimada em 37.488 habitantes, conforme dados do IBGE de 2021. São Caetano é o 50º município mais populoso de Pernambuco e o 92º mais rico (PIB).

Educação

De acordo com informações do site oficial da Prefeitura do município, as atribuições da Secretaria de Educação são: atender as crianças, adolescentes, jovens e adultos do município garantindo os duzentos dias letivos, desenvolvendo a capacidade intelectual e preparando-os para a cidadania, no intuito de garantir um mundo mais humano no que diz respeito aos professores, alunos e respectivas famílias.

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2019), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 4,8 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 121º no Estado e 4260º no país) e 4,3 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (111º no Estado e 3427º no país), ambos os indicadores da rede pública. 

O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2020, São Caetano dispunha de 43 escolas para o ensino fundamental e 05 para o ensino médio.

Saúde

A Prefeitura do município estabeleceu que cabe à Secretaria de Saúde: coordenar a política municipal de saúde em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), através de ações e serviços que visem à promoção, à proteção e à recuperação da saúde da coletividade, norteados pela universalização, equidade, integralidade, qualidade na prestação dos serviços e humanização no atendimento ao cidadão, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população.

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2019) na cidade é de 18,52 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 39º no Estado e 1316º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,8 para cada 1.000 habitantes (55º no Estado e 2710º no país). O município conta atualmente com 14 unidades de saúde pública (2009).

Economia

O PIB per capita de São Caetano atingiu o valor de R$ 9.628,38 em 2018, segundo o IBGE. 

História

A povoação do município teve início em 1838 com a chegada do senhor José Pedro de Pontes, originário do município pernambucano de Bezerros. Primeiramente ele estabeleceu-se onde hoje se localiza a sede municipal. 

No ano seguinte, ergueu uma igreja sob a invocação do São Caetano de Thiene com bênção da imagem do padroeiro feita por um vigário do município de Altinho.

Posteriormente, desenvolveu-se um povoado ao redor do templo, de modo que, em 1844, o povoado foi elevado à categoria de freguesia, denominada Freguesia de São Caetano, e criado o distrito homônimo, pertencente ao município de Bezerros. 

Mais tarde, a sede da freguesia foi transferida para o povoado de Caruaru, elevada à Matriz, retornando a sua situação anterior em 1859. A localidade tornou-se vila em 1909. Dois anos depois, o distrito de São Caetano passou a integrar parte do território do município de Caruaru.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 383.483 km², estando a cerca de 148 quilômetros de Recife. Os municípios limítrofes são Brejo da Madre de Deus, ao norte; Altinho e Cachoeirinha, ao sul; Caruaru, ao leste; e Belo Jardim e Tacaimbó, ao oeste.

São Caetano está situado em uma área de clima tropical do tipo semiárido, mas que devido a altitude modesta apresenta um quadro de aridez menos severa.

Cultura, Turismo e Lazer

Pontos turísticos

A Fundação Mozart Vieira é uma instituição sem fins lucrativos e atualmente é a sede do Ponto de Cultura Música Vida e Continuidade. Idealizada pelo Maestro Mozart Vieira, símbolo de luta e resistência cultural em defesa dos menos favorecidos, através da Arte Musical. Inaugurada em outubro de 1993, escola de música do interior do Estado de Pernambuco é situada na rua Pedro Torres de Abreu, 31, no município de São Caetano. Seu objetivo é promover a educação e a profissionalização musical de crianças e jovens de baixa renda da rede pública de ensino, com idade média entre 05 e 18 anos de São Caetano e região;

Museu Histórico: Além do vasto conteúdo de São Caetano, o museu apresenta um grande acervo cultural e histórico sobre o sertão, agreste e zona da mata, apresentando o estilo de vida dos sertanejos. O visitante pode encontrar material sobre a Guerra dos Canudos, Antônio Conselheiro, Luiz Gonzaga, Padre Cícero, o poeta José Marcolino, Patativa do Assaré, Zumbi dos Palmares, além amplo histórico sobre o cangaço brasileiro, inclusive com vídeos originais da rotina do cangaceiro Lampião e seu bando. O rico acervo rendeu ao museu o título de segundo maior museu de história do sertão no Brasil, perdendo apenas para o Museu do Homem do Nordeste, no Recife;

Pedra do Cachorro:  afloramento rochoso de 475 metros de altura, sendo um grande desafio para aventureiros e amantes de esportes radicais. Este é o cenário da terceira Reserva Particular do Patrimônio Natural de Pernambuco, uma propriedade de 23 hectares, dos quais 18 foram transformados em unidades de conservação;

Cruzeiro: O Cruzeiro de Padre Cícero e Frei Damião foi construído no ano de 1984, há cerca de cinco quilômetros do centro de São Caetano e é referência religiosa na cidade. O início das peregrinações foi marcado pelo réveillon de 1899 para 1900, quando alguns fiéis católicos ergueram no alto da serra uma cruz. A data foi escolhida por ser considerada como tempo forte. Hoje, mais de cem anos depois, ainda podemos perceber a consistência da tradição: São centenas de fiéis que saem de suas casas durante a madrugada da Sexta-Feira Santa para acompanhar a Via Sacra, meditando as 14 estações da morte e paixão do Senhor. Durante todo o dia de sexta-feira a Igreja é aberta aos fiéis. A partir das 15h, que é a hora em que Cristo morreu, começa a celebração da Paixão, e em seguida a procissão com a imagem do Senhor morto, seguindo pelas principais ruas e avenidas, arrastando grande número de pessoas.

Fontes: IBGE, Prefeitura de São Caetano e Wikipédia.