Conheça mais sobre São Bento do Una
O município de São Bento do Una é o 33º mais populoso de Pernambuco, de acordo com a estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o ano de 2021, calculou-se que a taxa de habitação é de 60.567 pessoas, distribuídas numa área territorial de 719,148 km².
Localizado no Agreste Central do Estado, o município fica a 215 km da capital e faz fronteira com Belo Jardim e Tacaimbó ao norte, Jucati, Jupi e Lajedo ao sul, Cachoeirinha ao leste e Sanharó, Pesqueira e Capoeiras a oeste. Sua composição administrativa consiste nos distritos Sede e Espírito Santo, além dos povoados de Jurubeba, Pimenta, Queimada Grande, Maniçoba e Gama.
O IBGE registrou, em 2018, que o Produto Interno Bruto (PIB) de São Bento do Una foi de R$ 1.085.366.270,00 e o PIB per capita chegou a R$ 18.409,77. Quando comparado aos outros municípios do Estado, a cidade ficou nas posições 23 e 15, respectivamente; já no ranking nacional, ficou em 760º e 2625º. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do município, medido em 2010, registrou 0,593 pontos.
Ocupando parte do Planalto da Borborema, São Bento do Una está inserido na bacia do Rio Una. O clima do município é semiárido e a vegetação é composta por Caatinga e Mata Atlântica.
Educação
Segundo informações do site da Prefeitura, a Secretaria de Educação de São Bento do Una possui como atribuições a execução da política educacional do município, a promoção de ações voltadas à prática das atividades de educação física e o desenvolvimento de programas permanentes de capacitação do quadro docente. Entre os serviços prestados pela pasta, estão a alimentação escolar, o incentivo à participação em eventos, a assistência aos programas federais e o transporte escolar.
Em 2020, foram contabilizadas 25 escolas voltadas para o ensino fundamental e quatro estabelecimentos de ensino médio. Nelas, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município na rede pública, levantamento realizado pelo IBGE em 2019, registrou 5,6 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental (37º em Pernambuco e 3036º no Brasil) e 5,0 para os anos finais do ensino fundamental (28º no Estado e 1592º no País). O indicador é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para ensino.
Saúde
À Secretaria de Saúde, são atribuídas as funções de coordenar, controlar e fiscalizar o Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal; coordenar a organização e o desenvolvimento da política de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar e promover o desenvolvimento da política de assistência farmacêutica.
De acordo com o site da Prefeitura, a secretaria também deve planejar, desenvolver e executar a política sanitária do município; orientar e controlar as ações que visem ao atendimento integral das necessidades de saúde da população; elaborar boletins sobre informações da saúde municipal e realizar ações preventivas.
Entre os serviços de saúde oferecidos pela gestão, estão o atendimento público no Hospital Municipal Doutor José Antônio de Siqueira Neto, em policlínicas e Unidades de Saúde da Família, além da Central de Regulação de Exames, do Centro da Mulher Maria Francisca Batista da Silva e do Centro Odontológico. A Prefeitura oferece, ainda, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), exames laboratoriais, equipe epidemiológica e calendário de vacinação.
Os últimos estudos do IBGE revelam que a taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 22,79 para cada mil nascidos vivos, já as internações devido a diarreias são de 0,5 por mil habitantes. Respectivamente, São Bento do Una fica nas posições 17 e 93 em comparação com os outros municípios de Pernambuco e de 864 e 3.330 no ranking nacional.
Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de São Bento do Una, segundo o site oficial da gestão, é responsável por promover ações e atividades de incentivo à cultura, executar a política de manutenção e conservação da memória e do patrimônio histórico, artístico, documental e cultural, preservar e aumentar o acervo da Biblioteca Pública. Além disso, é dever da pasta incentivar e difundir a cultura popular e todas as formas de manifestação artística, fomentando atividades na área de teatro, dança, música, exposição de arte, entre outras.
Uma das principais atrações culturais de São Bento do Una é a Corrida da Galinha, promovida todo mês de julho. Trata-se de uma competição com várias formas de premiação e atrações musicais. No local, também se comemora a Festa de Reis, de 28 de dezembro a 7 de janeiro, com diversos eventos, atrações musicais, parque de diversões e comidas típicas.
São Bento do Una é a terra natal de Alceu Valença, proeminente cantor e compositor pernambucano, premiado pelo Governo Federal com a Ordem do Mérito Cultural (OMC). Nascido em 1946, o artista passou a infância no município e, desde cedo, envolveu-se com o universo da música por meio de seu avô e dos cantadores de feira da cidade.
História
Segundo informações dos sites do IBGE e Wikipédia, São Bento do Una surgiu espontaneamente, por volta de 1825, a partir de uma fazenda chamada Santa Cruz, cortada pelo Rio Una. O local é considerado o berço da pecuária leiteira e da avicultura na região.
A homenagem a São Bento na denominação do município tem origem na grande invocação do santo por parte dos habitantes, preocupados com o aparecimento de cobras venenosas no povoado. O santo é conhecido como o protetor das vítimas de serpentes, por isso os moradores lhe dedicaram longas preces de proteção.
Com a denominação inicial de São Bento, ainda sem fazer menção ao rio que banha a cidade, foi criado o distrito em 1853, subordinado a Garanhuns. Em 1860, São Bento se transformou em vila. Após um longo período de desenvolvimento, em 1900, foi promovido à categoria de município.
Só em 1943, para evitar que seu nome fosse confundido com outros locais de mesmo nome, a cidade teve sua denominação modificada para a atual. Os moradores comemoram o aniversário do município no dia 30 de abril.
Fontes: IBGE, Prefeitura de São Bento do Una e Wikipédia.