Educação
Segundo informações do site oficial da Prefeitura do município, as atribuições da Secretaria de Educação são: proceder estudos, formular e coordenar a política de educação do Município, em integração com os respectivos Conselhos e a Fundação Municipal promovendo a excelência e qualidade na gestão educativa da população sanharoense, com compromisso de melhoria na qualidade de vida e a construção de sua autonomia, entendida como a capacidade de tomar decisões compartilhadas e comprometidas.
Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2017), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,1 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 83º no Estado e 3838º no país) e 3,9 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (colocação 155º no Estado e 4225º no país), ambos os indicadores da rede pública.
O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2020, Sanharó dispunha de 17 para o ensino fundamental e 2 para o ensino médio.
Saúde
De acordo com informações do site oficial da Prefeitura do município, as atribuições da Secretaria de Saúde são: o estudo e a elaboração das políticas públicas municipais relativas à saúde; realização de ações para detecção dos problemas de saúde do município e a proposição das medidas para a prevenção e solução dos mesmos; o planejamento, a organização, o controle e a avaliação das ações e dos serviços de saúde de competência do Município;
A pasta também deve ser responsável pelo gerenciamento e coordenação das ações do Sistema Único de Saúde no Município e a gestão do Fundo Municipal de Saúde; execução de programa de ação preventiva, de educação sanitária e de vacinação; administração e a supervisão das unidades de saúde, sob a responsabilidade do Município; encaminhamento de pacientes para tratamento em outros Municípios; atividades de vigilância sanitária, ambiental, epidemiológico e imunobiológica para assegurar o cumprimento da legislação em vigor; realizar a fiscalização dos prédios para fins de licenças sanitárias e habite-se a serem concedidos; e a negociação e implementação de convênios com órgãos públicos e privados para implementar programas e projetos de desenvolvimento da atenção básica.
O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2019) na cidade é de 28,07 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 11º no Estado e 537º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 1,4 para cada 1.000 habitantes (33º no Estado e 1967º no país). Também de acordo com o IBGE, o município conta com 17 unidades de saúde pública (2009).
Economia
O PIB per capita de Sanharó atingiu o valor de R$ 8.014,90 em 2019, segundo o IBGE. As atividades econômicas predominantes são comércio varejista e pecuária de leite. Sanharó é conhecida como a cidade do queijo e do leite, exercendo um importante papel agroindustrial na região do Agreste e interior pernambucano, sendo um dos principais pólos de beneficiamento de laticínios do estado.
A cidade possui um grande centro de comércio de laticínios localizado às margens da BR-232, que conta com grande variedade de produtos derivados do leite, indo desde os queijos tradicionais como queijo coalho, queijo manteiga, até queijos sofisticados como Provolone, Queijo Minas, Queijo Parmesão entre outros.
Cultura, Turismo e Lazer
O município tem forte tradição na música e possui uma das mais antigas e tradicionais bandas de músicas do Estado, a centenária Sociedade Musical Santa Cecília, fundada em 1908, pelos músicos Manuel Fernandes Bezerra e Joaquim Francisco de Assis Aquino.
Em 1956 com a regência do grande mestre Ulisses de Souza Lima, a banda participou do tradicional Concurso Pernambucano de Bandas de Música do Interior, o ?Salve a Retreta?, e sob o solo de clarinete em ?O Guarani? de Carlos Gomes, conquistou o título de ?Segunda Melhor Banda do Interior?, falou-se até que merecia o primeiro lugar, conquistado pela Nova Euterpe, da cidade de Caruaru, por uma diferença mínima. Outra importante manifestação cultural do município é o grupo cultural dos Bacamarteiros de Sanharó.
Esporte
A cidade de Sanharó possuiu um clube na terceira divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol, o Vasco da Gama.
História
De acordo com o site do município, fontes históricas revelam que o povoamento das terras onde hoje se localizam o município teve início entre fins do século 18, por portugueses. As terras pertenciam à sesmaria de Ororubá, doada a José Vieira de Melo.
O primeiro local da penetração foi área territorial onde atualmente se localiza a Vila de Jenipapo, seguindo-se as demais regiões. A povoação do Sanharó foi fundada por José Francisco Leite, que em princípios do século XVIII atuou no cartórios de órfãos e de paz, no entorno da qual prosperavam fazendas de gado.
O distrito foi criado pela lei municipal nº 18, de 1912, subordinado ao município de Pesqueira. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Sanharó, pela lei estadual nº 375, de 1948, desmembrado de Pesqueira e instalado em 2 de janeiro de 1949.
O nome Sanharó veio de uma espécie de abelha negra existente neste local, denominada sanharó, que em vocábulo indígena significa zangado ou excitado.
Geografia
O território municipal, segundo o IBGE, é de 268.686 km², estando a cerca de 196 quilômetros de Recife, cujo acesso é feito pela BR-232. Os municípios limítrofes são Belo Jardim, ao leste; Pesqueira a oeste; e São Bento do Una, ao sul. Sanharó é banhado pelo Rio Ipojuca.
Fontes: IBGE, Prefeitura de Sanharó e Wikipédia.