Conheça mais sobre Paulista

Paulista é um município do litoral norte de Pernambuco, pertencente à região Metropolitana do Recife. Distante 18km da capital do Estado, possui uma área de 102,3km2, sendo 16,9786 km2 no perímetro urbano e 85,4km2 de zona rural. 

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística calcularam em 2020 uma população de 334.376 habitantes para o município, ocupando a quinta colocação entre as demais cidades do Estado. Aproximadamente 100% da sua população vive na zona urbana. 

Em 2010, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) foi estipulado em 0,732, acima do valor estadual e o quarto maior no ranking dos municípios do Estado.

Educação

Dados extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apontaram em 2019 que a rede municipal de ensino contava com 19.052 alunos matriculados em todos os níveis e modalidades de ensino oferecido nas 61 escolas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) médio alcançado pelas escolas públicas em 2019 foi de 4,9 para os alunos do 5º ano e de 4,1 para os estudantes do 9º ano. 

Já no quesito taxa de aprovação, a rede municipal de ensino obteve a média de 94.7, enquanto os indicadores relativos à taxa de reprovação demonstram uma redução, que era de 6,6 em 2018 e passou para 4,9 em 2019. O abandono escolar, por sua vez, foi de 0,4 em 2019, abaixo do valor apurado no ano anterior, que foi de 1,6.

O município possui duas importantes instituições de ensino superior: a Faculdade Joaquim Nabuco e a Faculdade de Saúde de Paulista, além de instituições de ensino técnico, como a Escola Técnica Senai e o Senac. 

Saúde 

Paulista apresentou em 2010 um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) de 0,732, sendo o quarto maior do Estado e o 965º do país. Em 2017, o município registrou 4.123 nascidos vivos e uma taxa de mortalidade infantil de 12,61 óbitos de crianças menores de cinco anos a cada mil nascidos vivos. 

Em 2009, a cidade possuía 70 estabelecimentos de saúde e a sua rede municipal destinada a esses serviços conta, atualmente, com cerca de 40 Unidades de Saúde da Família (USF), com 44 Equipes de Saúde da Família e 24 Equipes de Saúde Bucal. 

A Secretaria de Saúde de Paulista é a responsável pelo planejamento e execução da política municipal de saúde pública, juntamente ao SUS e outros órgãos estaduais e federais.

Economia

O seu Produto Interno Bruto (PIB) é o 223° maior do Brasil e o 8° maior de Pernambuco, atingindo R$ 3.816.017,22 mil, segundo dados do IBGE em 2016. O Produto Interno Bruto per capita foi de R$ 11.720,31.

Atualmente, Paulista se destaca por ser um pólo diversificado de prestação de serviços e indústria têxtil e química, sendo a sede do grupo Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte. O turismo também é responsável por atrair empreendimentos para o município, com a implantação de hotéis, restaurantes, pontos comerciais e marinas. Na cidade está localizado também o parque industrial de Paratibe, que abriga empresas de diversos setores, dinamizando a economia da região e gerando emprego para a população.

Além de concentrar maior número de indústrias de transformação do Estado, outro pilar da economia metropolitana é a agroindústria voltada para o álcool e o açúcar. Destaca-se também o cultivo de frutas e hortaliças, como banana, coco, inhame, mandioca, entre outros. Paulista possui ainda três shoppings centers: o Multi Shopping Norte, o Paulista North Way Shopping e o Shopping Norte Janga.

História

O início da ocupação das terras se deu em 1535, na época em que Paulista era parte do município de Olinda. Neste ano, o donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, doou ao seu cunhado, Jerônimo de Albuquerque, as terras de Paratibe como reconhecimento aos trabalhos prestados por ele à então colônia. Por volta de 1550, Jerônimo doou as terras ao seu genro Gonçalves Mendes Leitão, onde foi construído um engenho d'água com o nome Paratibe, uma capela dedicada a Santo Antônio e um sobrado, dando início ao povoado. O auge do seu crescimento ocorreu em 1902, após a instalação da indústria de tecidos feita pelos Lundgren, uma família de origem sueca que se estabeleceu na cidade.

Geografia

Situa-se a 07º56'27" de latitude sul e 34º52'22" de longitude oeste e está limitado ao norte com Igarassu e Abreu e Lima, ao sul com Olinda e Recife, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Paudalho.

O seu relevo é constituído por tabuleiros, cuja altitude varia de 40 a 50 metros, próximo à Planície Costeira e até mais de 160 metros, na porção oeste, estendendo-se para o leste. 

Nos terrenos submetidos à influência constante das marés, desenvolve-se a vegetação de mangue, cujo ecossistema desempenha uma importante função como filtro biológico e químico das águas contaminadas por resíduos industriais e domésticos, além de servir como viveiro natural. Ainda na Planície Costeira, a ocupação urbana tomou o lugar da vegetação de praia, ali representada por espécies herbáceas.

A temperatura média anual é de 25,8 °C com vegetação formada predominantemente pela mata atlântica e a restinga. O clima é tropical quente e úmido com chuvas de inverno. 

Turismo

Com 14 km de faixa litorânea, as praias e o turismo ecológico são os principais movimentadores do setor de turismo na cidade. Paulista ainda abrange em seu território o Veneza Water Park, um dos maiores parques aquáticos do Brasil e conta com diversos pontos turísticos, como o Forte de Pau Amarelo (Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres), concluído em 1866, e o Parque do Janga, uma das maiores reservas florestais do Estado, com 654 hectares. 

O município possui ainda um centro histórico consolidado, datado do início do século XX, formado pelas fábricas da Companhia de Tecidos Paulista (Aurora e Arthur), as Vilas Operárias, o Casarão e Jardim dos Coronéis, e a Igreja de Santa Isabel, estes dois últimos construídos em estilo europeu, de tijolo aparente.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Paulista e Wikipédia.