Conheça mais sobre Lagoa dos Gatos

Localizado na região do Agreste pernambucano, a 130 km do Recife, Lagoa dos Gatos possui área calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2020, de 224,947 km². A população estimada pelo instituto em 2021, por sua vez, é de 16.345 pessoas.

A cidade é formada pelos distritos Sede, Entroncamento, Igarapeassú e Lagoa do Souza, fazendo fronteira com os municípios de Cupira ao norte, São Benedito do Sul ao sul, Belém de Maria ao leste, Panelas a oeste e Jaqueira no sudeste. Na região, o clima é Tropical e os biomas predominantes são Caatinga e Mata Atlântica.

De acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do município, em 2018, foi de R$ 140.251.660,00, atingindo o 130º lugar no ranking pernambuco e a posição 3256º entre os municípios do Brasil. No mesmo ano, o PIB per capita local foi de R$ 8.624,50, 114º lugar no Estado e 4622º na lista nacional. Já o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), cujo último cálculo aconteceu em 2010, registrou 0,551 pontos.

O site da Prefeitura de Lagoa dos Gatos aponta que as principais atividades econômicas da região são agricultura, pecuária e comércio. Na agricultura, destacam-se o tomate, o feijão e a mandioca. Na pecuária, o gado bovino e caprino.

Educação

O IBGE verificou, em 2020, que há 26 estabelecimentos voltados para o ensino fundamental e uma escola de ensino médio no município. De acordo com um levantamento do Instituto de 2019, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), utilizado para avaliar a qualidade do ensino, registrou 4,6 pontos tanto para os anos iniciais quanto para os anos finais do ensino fundamental da rede pública. Comparado com os municípios do estado, Lagoa dos Gatos ficou nas posições 144ª e 75ª, respectivamente, de 185. Com relação ao ranking brasileiro, ficou nos lugares 4563º e 2721º de 5570.

Saúde

O IBGE aponta, ainda, que a taxa de mortalidade infantil média em Lagoa dos Gatos é de 20 para cada mil nascidos vivos, e as internações devido a diarreias são de 0,6 por mil habitantes. Fazendo uma comparação com os municípios pernambucanos, a cidade fica nas posições 28 e 78 de 185, respectivamente. Já equiparada aos municípios de todo o País, Lagoa dos Gatos fica em 1124º e 3103º lugar de 5570. No município, há oito estabelecimentos voltados para atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Turismo

Segundo o site oficial da Prefeitura de Lagoa dos Gatos, o município possui uma fonte termal cujos banhos chegam a temperaturas de 38 °C. O site explica que pesquisadores apontam para a presença de cálcio, magnésio, potássio, sílica, sódio, sulfato, entre outros elementos químicos, na água, que produz um efeito relaxante, sedativo, analgésico e anti-inflamatório, agindo em vários órgãos do corpo humano.

Ainda de acordo com o site, estudiosos ingleses que avaliaram a água da fonte afirmaram que só se conhece fontes com tais propriedades em países como França e Inglaterra.

História

Conforme informações do site Wikipedia, o território onde hoje fica o município de Lagoa dos Gatos começou a ser povoado por colonizadores por volta do ano de 1760. Por lá, novos habitantes foram se estabelecendo em busca de terras para explorar a agricultura e a criação de gado. O primeiro morador do local que se tem conhecimento foi o português José Cavalcanti Fragoso, fundador de uma fazenda de criações.

Lagoa dos Gatos foi reconhecida oficialmente como Povoação em janeiro de 1832. Neste mesmo ano, ocorreu a Guerra dos Cabanos, eclodida por disputas entre movimentos surgidos após a abdicação de Dom Pedro l. Segundo a Wikipedia, a área onde fica a cidade de Lagoa dos Gatos exerceu papel relevante no combate, pois os rebeldes se escondiam pelo terreno bastante acidentado e coberto de matas desconhecidas.

A origem do topônimo ?Lagoa dos Gatos? é incerta e, a seu respeito, existem diversas lendas. A mais aceita atualmente é a de que, na região, coberta por uma mata densa e escura, havia uma lagoa alimentada pelas águas do riacho. ?Certo dia, um caboclo caçador se deparou, casualmente, com uns gatos-maracajás bebendo ali, sendo o fato relatado aos demais habitantes das proximidades que passaram a se utilizar da mencionada lagoa?, diz o site da Prefeitura.

Em 1839, a Lei Provincial nº 65 elevou o povoado de Lagoa dos Gatos à categoria de distrito do município de Bonito. Já em 1867, foi transferido para a área administrativa de Caruaru, para, em seguida, no ano de 1873, ser anexado ao município de Panelas.

Apenas em 11 de setembro de 1928, Lagoa dos Gatos passou a ser sede de um município cuja denominação à época era Frei Caneca. Dez anos depois, por meio do Decreto nº 235, de 9 de dezembro, retornou ao seu nome original. O município comemora sua emancipação política todo dia 11 de setembro.

Gato-maracajá (Leopardus wiedii)

As características mais evidentes deste felino, que pode ter inspirado o nome do município, denunciam seus hábitos. Tem olhos e rabos proporcionalmente grandes como prováveis adaptações à vida noturna e para facilitar o deslocamento sobre as árvores. Não se acostuma à presença do homem e às alterações que este impõe ao ambiente. Tem pelagem espessa e costuma ser confundido com a jaguatirica devido à semelhança das manchas, embora tenha menos estatura. Vive em florestas e pode ser encontrado no Brasil todo.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Lagoa dos Gatos e Wikipédia.