Conheça mais sobre Itaquitinga

Itaquitinga é um município localizado no estado de Pernambuco, formado pelo distrito sede e pelo povoado de Chã de Sapé.

A cidade está a cerca de 85 quilômetros de distância de Recife, capital do estado, e sua população foi estimada em 17.056 habitantes, conforme dados do IBGE de 2021. Itaquitinga é o 124º município mais populoso de Pernambuco e o 142º mais rico (PIB).

A cidade terá um Centro de Porte Internacional. O Centro de Ressocialização de Itaquitinga será um complexo penitenciário composto por cinco presídios com capacidade total para mais de três mil detentos e está em construção.

Educação

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2019), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 4,0 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 179º no Estado e 5190º no país) e 3,7 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (169º no Estado e 4557º no país), ambos os indicadores da rede pública. 

O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2020, Itaquitinga dispunha de 15 escolas para o ensino fundamental e duas para o ensino médio.

Saúde

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2019) na cidade é de 21,65 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 22º no Estado e 961º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 1,0 para cada 1.000 habitantes (47º no Estado e 2419º no país). Também de acordo com o IBGE, o município conta com 06 unidades de saúde públicas (2009).

Economia

O PIB per capita de Itaquitinga atingiu o valor de R$ 8.220,11 em 2019, segundo o IBGE. A atividade econômica predominante é agropecuária, com destaque também para o comércio. Os principais produtos agrícolas são a batata-doce, mandioca, coco, cana-de-açúcar, feijão, banana, mamão e abacaxi.

O artesanato em barro ocupa grande parte da população. Utensílios domésticos como panelas e tigelas, santos e personagens do imaginário popular regional são as peças mais produzidas. A influência indígena é notável.

História

Os primeiros habitantes do município se fixaram nas proximidades do riacho Caraú, afluente do rio Tracunhaém e iniciaram o povoamento no local.

Segundo a tradição popular, coube ao padre Marinho a celebração da primeira missa na localidade que, de maneira fora do comum, utilizou como altar uma pedra sob uma frondosa gameleira.

Registros históricos assinalam que a localidade foi chamada, inicialmente, de Areias. Posteriormente, ganhou o nome de  Areias de São Sebastião e, finalmente, em 1942, passou a ter a denominação de Itaquitinga. Segundo José de Almeida Maciel (1984), o topônimo é composto por dois termos: itaqui: arenito + tinga: branco, ou seja, areia branca. Já segundo Luís Caldas Tibiriçá o termo tem origem em ita-ky-tinga, significando "pedra branca aguçada".

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Areias, pela lei municipal nº 129, de 27-09-1912, subordinado ao município de Goiana. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Areia figura no município de Goiana.

Assim permanecendo em divisão territorial datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Areias passou a denominar-se Itaquitinga.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Itaquitinga ex-Areias figura no município de Goiana. Elevado à categoria de município com a denominação de Itaquitinga, pela lei estadual nº 4962, de 20-12-1963, desmembrado de Goiana. Sede no antigo distrito de Itaquitinga. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-06-1964.

Em divisão territorial datada de 1-I-1980, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Areia passou a denominar-se Itaquitinga.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 162.739 km², estando a cerca de 86 quilômetros  de Recife, cujo acesso é feito pelas rodovias PE-004 e PE-052.Os municípios limítrofes são Condado, ao norte; Igarassu, ao sul; Goiana, ao leste; e Tracunhaém, ao oeste. 

Itaquitinga está inserido na bacia do Rio Goiana e está localizado e situa-se predominantemente na unidade de relevo dos Tabuleiros Costeiros, fazendo parte também da Zona da Mata pernambucana.

Cultura, Turismo e Lazer

A sua cultura gira em torno das manifestações lendárias e típicas da zona da mata. A região é bastante rica em manifestações populares, a exemplo do maracatu, cavalo-marinho e da ciranda. 

Nascida da religiosidade e dos costumes do homem do campo em suas relações de trabalho na palha da cana, sua maior expressão religiosa é o cristianismo, das igrejas católica e protesante, tendo muitos fiéis voltados para as manifestações dogmáticas. 

É uma cidade que festeja com muita animação as suas festas populares e o aniversário da cidade. Pela Igreja Católica tem como padroeiro São Sebastião, com festa anual centenária.

Fontes: IBGE, Wikipédia e Prefeitura de Itaquitinga.