Conheça o município de Itapissuma
Com seu nome originado no tupi-guarani e com o significado ?pedra preta?, Itapissuma surgiu de um aldeamento indígena, às margens do Canal de Santa Cruz. O município está situado na Região Metropolitana do Recife, distante apenas 45 quilômetros da capital pernambucana.
A população itapissumense estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, foi de 26.900 pessoas, distribuída em uma área territorial de 73.968 km². O Produto Interno Bruto (PIB), contabilizado pela última vez em 2018 pelo Instituto, foi de R$ 1.563.044.590, atingindo o 16º lugar no ranking estadual. Já o PIB per Capita chegou a R$ 59.212,96, terceiro maior de Pernambuco e 264º do Brasil.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal em Itapissuma segue a linha da maioria dos municípios pernambucanos, no nível médio (0,633), levantado pela última vez em 2010. Possui apenas três fronteiras: Goiana, ao norte; Ilha de Itamaracá, ao leste; e Igarassu, ao sul e a oeste.
O setor mais importante da economia de Itapissuma é o industrial, principal responsável pelo PIB alto em comparação com outras cidades do Estado. No município, estão grandes indústrias como a Ambev e a Ypê.
Localizado na Baixada Litorânea, com relevos de mangue, restinga e dunas, seus principais rios são: Botafogo, Arataca, Borras, Tabatinga e das Pacas. A cidade também é considerada Patrimônio da Humanidade devido à sua reserva de Mata Atlântica. Seu ecossistema, no entanto, sofreu bastante devido à atividade industrial do local, com poluição gerada pelo despejo irregular de resíduos.
Educação
Informações do site oficial da Prefeitura de Itapissuma indicam que a Secretaria Municipal de Educação tem por finalidade definir, promover e executar a política municipal educacional, definindo os elementos do seu planejamento normativo, administrativo e pedagógico. Essas atividades devem sempre considerar os preceitos constitucionais e as teorias educacionais vigentes.
Entre as atribuições da secretaria, estão ofertar a Educação Infantil em creches e pré-escolas; incentivar e apoiar o Ensino Médio e Superior no Município; promover políticas públicas de democratização do acesso ao Ensino Fundamental e de inclusão social; e promover a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino. Além disso, o órgão deve estabelecer diretrizes e normas de implementação, acompanhamento e avaliação do processo educacional quanto à ação pedagógica, tecnológica e científica; e prestar atendimento adequado aos alunos com dificuldades específicas.
De acordo com o IBGE, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município foi registrado em 5,9 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 21º no Estado e 2503º no país) e 5,6 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (8º no Estado e 324º no país), ambos os indicadores da rede pública. A taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade, medida em 2010, é de 97,6%, 37º no ranking estadual.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde, segundo o site da prefeitura, tem como função executar a Política Sanitária do Município; normatizar, executar e supervisionar a organização das ações de funcionamento e planejamento operativo do órgão; manter intercâmbio com instituições locais, nacionais e internacionais vinculadas à Saúde; promover, executar, orientar e superintender as ações que visem ao atendimento integral e equânime das necessidades de saúde de toda a população; acompanhar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras.
O IBGE informa que a taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 3,09 para mil nascidos vivos, e as internações devido a diarreias são de 0,3 para cada mil habitantes. Comparado com a outras cidades do Estado, Itapissuma fica nas posições 74 e 128, respectivamente. O último levantamento a respeito da quantidade de estabelecimentos de saúde ligados ao SUS foi em 2009, contabilizando dez unidades.
Turismo
O turismo não é um setor significativo na economia do município de Itapissuma, no entanto há, no local, um Pólo Gastronômico, atrativo que inclui Polo da Caldeira, Mercado do Artesanato e Peixaria. A culinária de frutos do mar é o grande destaque da cidade, com ênfase na Caldeirada, um cozido feito com lagosta, ostra, marisco, sururu, polvo, camarão e vários outros frutos do mar.
Às margens do Canal de Santa Cruz, é possível fazer um passeio de barco com percurso de 22 km, com vistas para a Ilha de Itamaracá e a Barra de Catuama, no município de Goiana. A tradição cultural itapissumense inclui a ciranda, comum na região litorânea norte de Pernambuco, e o piaxaxá, dança que se assemelha ao coco.
História
Como mencionado antes, a região onde está localizado o município de Itapissuma, atualmente, foi uma aldeia indígena situada entre o rio e o mar. De acordo com o site Wikipedia e a prefeitura, em 1588, padres franciscanos fundaram uma vila no local.
Em 1646, em ocasião do domínio holandês, que durou até 1654, foi construída uma ponte ligando a Vila de Itapissuma à Ilha de Itamaracá. Ela foi posteriormente substituída pela atual Ponte Getúlio Vargas. Ainda no século 17, com a volta dos portugueses, a mando do padre Camilo de Mendonça, foi construída a Capela de São Gonçalo de Amarante, primeira da cidade.
A criação do distrito denominado Itapissuma se deu pela Lei Municipal nº 11, de 1892, quando esteve subordinado ao município de Igarassu. Quase um século depois, em 14 de maio de 1982, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 8.952, desmembrando-se de Igarassu. O aniversário da cidade é comemorado no dia 15 de maio.
Fontes: IBGE, Prefeitura de Itapissuma e Wikipédia.