Conheça mais sobre Igarassu
Igarassu é um município pernambucano situado na Região Metropolitana do Recife. A cidade foi um dos primeiros núcleos de povoamento do país e, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abriga o mais antigo templo católico do Brasil, a Igreja dos Santos Cosme e Damião.
A cidade fica a cerca de 27 quilômetros de distância do Recife, capital do Estado, e sua população foi estimada em 118.370 pessoas, conforme dados do IBGE de 2020. Igarassu é o 12º município mais populoso de Pernambuco, o 11º mais rico (PIB) e o 15º em qualidade de vida (IDH-M).
Igarassu é dividida entre os distritos de Igarassu Centro, Nova Cruz e Três Ladeiras, e faz divisa com Abreu e Lima, Paulista, Goiana, Araçoiaba, Itapissuma, Tracunhaém, Itamaracá e Itaquitinga.
Educação
Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2017), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,1 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 83º no Estado e 3838º no país) e 4,6 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (75º no Estado e 2721º no país), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2018, Santa Cruz do Capibaribe dispunha de 78 escolas para o ensino fundamental e 10 para o ensino médio.
Saúde
O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2017) na cidade é de 5,74 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 156º no Estado) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,3 para cada 1.000 habitantes (128º no Estado). De acordo com o Wikipédia, o município conta atualmente com 36 unidades de saúde públicas.
Economia
O PIB per capita de Santa Cruz do Capibaribe atingiu o valor de R$ 21.887,47 em 2018, segundo o IBGE. A atividade econômica predominante é a indústria, seguida por serviços e agricultura.
História
Igarassu tem origem no tupi e significa ?Canoa Grande?. Acredita-se que o nome vem da exclamação de surpresa dos índios ao avistarem grandes caravelas portuguesas.
Já para Manoel da Costa Honorato, o nome deriva de três palavras indígenas: Hi ou Ig = água ou rio; Guara = ave aquátic; e Açu = grande. Assim, a palavra significaria ?Rio dos Grandes Pássaros?, em alusão às embarcações que demandavam ao porto Sítio dos Marcos, durante os primeiros trinta e cinco anos da cidade.
A cidade foi fundada em 27 de setembro de 1535, após a vitória dos portugueses sobre os índios Caetés e por ordem do Capitão Afonso Gonçalves, que mandou erguer uma capela no local de vitória chamada de Santos Cosme e Damião, sendo hoje a mais antiga do Brasil.
Em 1516, os portugueses fundaram no Sítio dos Marcos a feitoria de Pernambuco, sendo um dos mais conhecidos ancoradouros do litoral do Brasil. A elevação à categoria vila ocorreu no ano de 1564 e criou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, fazendo com que o local passasse a ter autonomia política, administrativa e econômica. Os Três Poderes se concentravam na Câmara Municipal e, no subsolo funcionava uma penitenciária.
Em 1594 foi criada a freguesia dos Santos Cosme e Damião e, em 1632, sob o comando do coronel Deiderick van Waerdenburch, os holandeses atacaram e saquearam a vila.
Dom Pedro II, ao visitar a vila em 1859, anotou em seu diário que a localidade não tinha ?nenhum futuro e só a estrada de Goiana poderá lhe dar alguma vida?.
Em 1893 constituiu-se município autônomo, tendo sido seu primeiro prefeito, o coronel Luiz Scipião de Albuquerque Maranhão. A vila foi elevada à categoria de cidade em 1895.
Em 1935, graças ao projeto de lei do então deputado Mário Melo, a cidade de Igarassu foi considerada Monumento Público Estadual. No dia 10 de outubro de 1972, visando proteger e resguardar o rico acervo existente na cidade, o Governo Federal, representado pelo IPHAN, tombou o conjunto arquitetônico da nucleação histórica, com uma área de 0,4 Km² (396.202 m²).
Geografia
O território municipal, segundo o IBGE, é de 305,507 km², estando a cerca de 27 km de Recife, cujo acesso é feito pela BR 101. Os municípios limítrofes são Araçoiaba e Tracunhaém, a oeste; Itaquitinga, Itapissuma e Goiana, ao norte; Itamaracá, a leste; Abreu e Lima, ao sul; e Itamaracá, ao sudeste.
O município encontra-se inserido nos domínios das bacias dos pequenos rios costeiros Igaraçu, Palmeira, Jarapiá, Cumbé, Catucá, Botafogo, Itapicuru, Tabatinga, das Pacas, Paripe, Conga, Bonança, Utinga, Timbó, Monjope e Maniquara.
Cultura, Turismo e Lazer
Pontos turísticos
- Sítio Histórico de Igarassu: um dos conjuntos arquitetônicos civis e religiosos mais antigos e mais bem conservados de Pernambuco. É o lugar onde encontram-se os monumentos mais importantes da cidade.
- Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião: é a Igreja mais antiga do país e está localizada no Sítio Histórico de Igarassu.
- Convento do Sagrado Coração de Jesus: localizado no Sítio Histórico de Igarassu. É um convento de estilo barroco que destaca pelas cinco belas janelas do andar superior de sua igreja, cujo interior encontram-se guardadas belas imagens de tamanho natural.
- Museu Histórico de Igarassu: fundado em 1954 por José Eduardo da Silva Brito - então presidente do Instituto Histórico de Igarassu. Em 1972, o instituto repassou a administração para a Prefeitura Municipal de Igarassu. Atualmente ocupa três casas do século XVIII. Seu acervo é composto por 250 peças, entre documentos, pelas sacras, armas e numismática.
- Casa de Câmara e Cadeia: construída no século XVIII e localizada no Sítio Histórico.
- Marco de Pedra: monumento formado por uma estrutura quadrangular, sobre a qual está situada uma coluna cilíndrica decorada com o escudo das quinas. Era o ponto que delimitava as capitanias de Pernambuco e Itamaracá.
- Convento de Santo Antônio: construído no fim do século XVI. Foi o terceiro convento construído no Brasil pelos padres franciscanos e tem o estilo barroco. Destaca-se a cúpula de sua igreja e sua sacristia decorada com belos azulejos. Atualmente é a sede do Museu Pinacoteca de Igarassu.
- Museu Pinacoteca de Igarassu: localizado no Convento de Santo Antônio. Inaugurado em 1957 e no seu interior está uma das mais importantes coleções da América Latina, composta de 24 quadros e painéis dos séculos XVII e XVIII.
- Capela de Nossa Senhora do Livramento: situada ao lado da Prefeitura Municipal, Praça da Bandeira. Possui uma cúpula em estilo barroco, construída no século XVIII.
- Capela de São Sebastião: localizada no Sítio Histórico de Igarassu, construída no século XVIII.
- Refúgio Ecológico Charles Darwin: Instituição particular com mais de 40 anos. Situada no interior de uma reserva de mata atlântica, a 8 quilômetros do Sítio Histórico. Sua função é realizar um trabalho de educação ambiental e conservação da natureza.
Fontes: IBGE, Prefeitura de Igarassu e Wikipédia.