Conheça mais sobre Cupira

Localizada no Agreste pernambucano, a 167 km de distância da capital, Cupira possui uma população estimada de 24.237 pessoas, de acordo com dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município é formado pelos distritos Sede e Laje de São José. 

Também conforme o levantamento do IBGE, em 2020, sua área territorial consiste em 95,155 km², cujas cidades limítrofes são Agrestina, Altinho e São Joaquim do Monte ao norte, Lagoa dos Gatos ao sul, Belém de Maria ao leste e Panelas a oeste. O clima da região é semiárido.

O instituto aponta que, em 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) de Cupira foi de R$ 263.969.200,00, atingindo o 79º lugar em Pernambuco e a 2169ª posição no Brasil. No mesmo ano, o PIB per capita foi de R$ 10.979,96, tornando-se o 70º maior do Estado e o 3886º do País. O Índice de Desenvolvimentos Humano Municipal (IDHM), por sua vez, medido em 2010, é considerado baixo, pois atingiu apenas 0,592 pontos.

De acordo com o site Wikipedia, o município de Cupira está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema e apresenta um relevo ondulado. Está localizado numa região de transição entre a zona da Mata Atlântica e a Caatinga, apresentando espécies endêmicas de ambas, a exemplo do pau-brasil e de cactos, respectivamente. Cupira fica nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Una e possui como principais tributários o Rio Panelas e o Riacho da Serra.

Educação

O site oficial da Prefeitura de Cupira registra que, entre as atribuições da Secretaria de Educação do município, estão o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAI), a reestruturação do Plano de Ações Articuladas (PAR), a reformulação do Plano Municipal de Educação (PME), a orientação e o planejamento de brincadeiras e jogos na Educação Infantil e a formação inicial para professores, coordenadores pedagógicos, gestores e merendeiras. 

A pasta ainda se responsabiliza por encontros mensais entre gestores e professores, encontros para orientação das Olimpíadas de Língua Portuguesa e visitas de acompanhamento às unidades escolares e aos projetos municipais. A Secretaria também presta serviços, segundo a Prefeitura, de apoio aos alunos da rede com transporte escolar e atendimento psicológico.

O IBGE indica que, em 2020, o município contava com 29 escolas de ensino fundamental e três estabelecimentos de ensino médio. Já em 2019, o instituto mediu o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede pública e registrou 5,4 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (50º em Pernambuco e 3381º no Brasil) e 4,9 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (30º no Estado e 885º no País).

Saúde

A Prefeitura de Cupira aponta a Secretaria de Saúde, em seu site oficial, como o órgão responsável pelo gerenciamento da oferta de ações e serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), além da Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses. A pasta administra uma gama própria de serviços e mantém convênio com uma rede de hospitais e clínicas públicas, particulares ou filantrópicas.

Segundo o site, há, no município, o Hospital José Veríssimo de Souza, nove postos do Programa Saúde da Família, unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma Farmácia Popular e os centros de especialidades médicas, odontológicas, de fisioterapia e de atenção psicossocial (Caps). A rede hospitalar municipal possui 20 leitos, distribuídos entre clínica médica, pediátrica, obstétrica e cirúrgica. 

Dados do IBGE registraram 25 óbitos a cada mil nascidos vivos em 2019 e 0,7 internações devido a diarreia por mil habitantes em 2016. Com relação aos  municípios do Estado, Cupira fica, respectivamente, nas posições 15 e 63 de 185. Já quando comparado às cidades do Brasil, essas posições são de 701 e 2889 de 5570.

Cultura

Cupira se destaca por possuir uma região que preserva a ancestralidade quilombola. A apenas três quilômetros do distrito Sede, na zona rural do município, está localizada a Comunidade Sambaquim, preservada pela Associação Comunitária Remanescente de Quilombolas (ACORQ).

De acordo com o Wikipedia, os moradores do local trabalham num importante resgate da cultura de seus antepassados, por meio da organização social e de pesquisas e estudos. São ganhos referentes a costumes, danças, culinária, entre outros. Devido a isso, destacam-se, como manifestações culturais do município, a prática da capoeira e da mazurca, um tipo de dança tradicional na região. 

Eventos

Todos os anos, nos dias 5 e 6 de janeiro, celebram-se as festividades de Santos Reis em Cupira. São diversos shows e feiras em comemoração à religião católica. Já entre março e abril, desde 1993, realiza-se a Caminhada da Fé. Segundo a Prefeitura, é considerado o maior e mais tradicional evento religioso da cidade e do Agreste pernambucano e faz o trajeto do centro da cidade até a região de Serrote Liso, na zona rural, sempre às 4h da manhã. 

Outra tradição em Cupira é a celebração das festividades juninas, com eventos dedicados a Santo Antônio, São Pedro e São João. Acontece no período de junho e julho, quando são realizadas quadrilhas matutas e shows de forró em praça pública.

História

Dados retirados dos sites do IBGE e Wikipedia dão conta de que os primeiros habitantes do município de Cupira teriam se estabelecido no local a partir do ano de 1881. Um dos primeiros moradores da cidade, chamado Aleluia de Tal, teve a iniciativa de construir uma capela, que ficava localizada à margem de uma lagoa onde existia uma grande árvore da espécie baraúna. 

O topônimo Cupira provém do Tupi e significa "abelha do cupim". O nome do município vem das abelhas, conhecidas como cupira, que construíam suas colméias nesta imponente baraúna presente na origem do local. 

Em 1896, foi realizada a primeira feira livre no povoado que se formou ao redor da capela. O distrito, inicialmente pertencente ao município de Panelas, foi criado por meio da Lei Municipal nº 10,  de 1900, com a denominação de Taboleiro. No entanto, apenas 14 anos depois, teve seu nome alterado oficialmente para Cupira. Em 1953, por força do decreto-lei nº 1.818, o distrito desmembrou-se de Panelas e foi elevado à categoria de município.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Cupira e Wikipédia.