Conheça mais sobre Bezerros

Bezerros é um município localizado no Agreste do Estado. A cidade está a cerca de 102 quilômetros de Recife, capital pernambucana.

A sua população foi estimada em 58.688 habitantes, conforme dados do IBGE de 2020. Bezerros é o 27º município mais populoso de Pernambuco, o 52º mais rico (PIB) e o 30º em qualidade de vida (IDH-M).

Atualmente, Bezerros é formada pelos Distritos de Sapucarana, Boas Novas, Sítio dos Remédios, Cajazeiras, Areias e, o mais famoso deles, a Serra Negra, ponto turístico apontado como uma das maiores belezas do município.

Educação

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2017), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,5 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 20º no Estado e 3024º no país) e 4,5 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (42º no Estado e 2445º no país), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2018, Bezerros dispunha de 50 escolas para o ensino fundamental e 8 para o ensino médio.

Saúde

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2019) na cidade é de 7,78 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 155º no Estado e 4938º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,2 para cada 1.000 habitantes (163º no Estado e 4284º no país). De acordo com o Wikipédia, o município conta atualmente com 23 unidades de saúde públicas ou privadas (hospitais, clínicas, ambulatórios e postos).

Economia

O PIB per capita de Bezerros atingiu o valor de R $11.892,04 em 2018, segundo o IBGE. A atividade econômica predominante é a agricultura sendo um dos maiores produtores de tomate do Estado. Na indústria, a cidade se destaca com suas fábricas de bolos e doces. O município também é uma das cidades pernambucanas que mais se destacam na produção de granito.

Cultura, Turismo e Lazer

Serra Negra

A trilha do Parque Ecológico de Serra Negra tem um rápido e prático roteiro. Concentra a maior quantidade de atrativos em um menor espaço: Mirante do Cruzeiro; Pedra da Carambola; o Pau Santo Casamenteiro; Mirante do Gravatá Amarelo; Porta do Vento; Pedra Cortada; Mirante da Escada; Gruta do Amor. O lugar tem uma beleza deslumbrante, de natureza pura.

Carnaval

O Carnaval de Bezerros é um dos mais procurados do estado. Nesta ocasião, ocorre uma tradição local, que é quando as pessoas brincam o carnaval usando máscaras de todos os tipos, tanto máscara de plástico industrializadas, como as de papel machê e coité. Por esta tradição, a cidade ficou conhecida como a "Terra do Papangu". 

Além de aquecer a economia da região, é um dos destinos mais procurados do Brasil e conhecido internacionalmente. A tradição é que os foliões brinquem o carnaval usando máscaras que são produzidas e confeccionadas pelos artesãos da própria cidade. 

Artistas

Dois artistas considerados patrimônios vivos de Pernambuco são bezerrenses: Lula Vassoureiro (artesão e produtor de máscaras) e J. Borges (cordelista e xilogravurista).

Outros pontos turísticos

Museu do Centro de Artesanato de Pernambuco;

Memorial J. Borges;

Parque Ecológico da Serra Negra.

Política

Dados sobre a política do município mostram que Bezerros teve trinta e três prefeitos. Atualmente, a Câmara de Vereadores da cidade elege 15 parlamentares, cuja legislatura atual ocorreu em 2020.

História

A origem de Bezerros data do dia 20 de maio de 1870. Na época foi implantado um grande comércio de gado, iniciando o povoamento local. 

Algumas versões da história do município tentam explicar o nome da cidade. A primeira fala sobre o sobrenome da família Berra, que foi a primeira propriamente dita das terras. A segunda conta que o local foi, primitivamente, uma queimada de bezerros. Já a terceira diz que um dos filhos da família Bezerra se perdeu na reserva florestal no dia 18 de maio, tendo sido feita uma promessa a São José, sendo a criança encontrada com vida no dia 20 de maio, ao pé de uma árvore onde foi erguida a capela sob a invocação de São José dos Bezerros. 

O município é formado pelos distritos sede, Sapucarana e Boas Novas e pelos povoados de Serra Negra, Sítio dos Remédios, Cajazeiras e Areias. Anualmente, no dia 18 de maio, Bezerros comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é São José.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 492,632 km², estando a cerca de 102 quilômetros até Recife, capital do estado, cujo acesso é feito pela BR-232. Os municípios limítrofes são: Cumaru e Passira, ao norte; São Joaquim do Monte e Agrestina, ao sul; Riacho das Almas e Cumaru, à oeste; e Gravatá, Sairé e Camocim de São Félix, ao leste.

O município está inserido na bacia hidrográfica do Rio Ipojuca e no Planalto da Borborema.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Bezerros e Wikipédia.