Conheça mais sobre Limoeiro

Limoeiro é um município pernambucano localizado no Agreste do estado. A cidade está a cerca de 77 quilômetros de distância de Recife, capital de Pernambuco, e sua população foi estimada em 56.198 habitantes, conforme dados do IBGE de 2020. Limoeiro é o 31º município mais populoso de Pernambuco e o 35º mais rico (PIB).

Os distritos são Distrito-sede, Urucuba e Mendes. Os municípios vizinhos são Vicência, Buenos Aires, Salgadinho, Feira Nova, Bom Jardim, João Alfredo, Carpina e Lagoa do Carro.

Educação

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2017), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,4 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 19º no Estado e 2065º no país) e 5,4 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (27º no Estado e 3199º no país), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2018, Limoeiro dispunha de 43 escolas para o ensino fundamental e 12 para o ensino médio.

Saúde 

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2017) na cidade é de 7,68 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 144º no Estado e 3618º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,6 para cada 1.000 habitantes (78º no Estado e 3103º no país). De acordo com o Wikipédia, o município conta atualmente com 39 unidades de saúde públicas.

Economia

O PIB per capita de Limoeiro atingiu o valor de R$ 13.784,48 em 2018, segundo o IBGE. A cidade conta com uma das principais feiras de gado da região, a qual ocorre semanalmente e é organizada pela Sociedade dos Criadores de Limoeiro, movimentando aproximadamente R$ 1 milhão com a venda de 500 animais, em média.

Política

Dados sobre a política do município mostram que Limoeiro já teve 44 prefeitos.

História

De acordo com uma lenda, Limoeiro foi uma aldeia de índios Tupis, numa região com muitos pés de limão (limoeiros), o que justifica o nome da cidade.

Na história da sua fundação, a origem do nome ocorreu graças a um padre chamado Ponciano Coelho, que teria chegado à região para catequizar os índios. Conta-se que um dia, um potuguês conhecido como Alexandre Moura chegou para morar perto de Limoeiro, em Poço de Pau, trazendo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, imagem que atraía os índios. Alexandre construiu uma igrejinha perto da sua residência, onde colocou a imagem da santa, e tinha missas celebradas pelo Padre Ponciano Coelho, além de organização de festas, sendo atração para famílias que começaram a morar no local, ficando mais perto do movimento religioso.

Acredita-se que o Padre fez desaparecer a imagem de Nossa Senhora da Apresentação da Capela de Poço de Pau para Limoeiro, aldeia indígena onde se ergue a torre da igreja matriz, marco de fundação do povoado chamado Limoeiro de Nossa Senhora da Apresentação. Possivelmente a antiga aldeia de índios, hoje Limoeiro, foi fundada pelos padres Manuel dos Santos e João Duarte do Sacramento, em 1711.

Em 1752, Ponciano Coelho recebeu a carta de Sesmaria, e Limoeiro deixou de ser aldeia de índios. A Sesmaria se estendia desde o atual município de Feira Nova até o município de Santa Cruz do Capibaribe e desde o município de Macaparana até o atual município de Passira. O extenso território foi perdido através de inúmeras emancipações políticas, que originaram 16 municípios.

No dia 6 de abril de 1893, Limoeiro passou a cidade, tendo como seu primeiro prefeito Antônio José Pestana e seu primeiro vigário, Padre Bartolomeu da Rocha. Neste dia se comemora a Emancipação Política do município.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 273,733 km², sendo o 89º município em território de Pernambuco. Está a cerca de 77 quilômetros do Recife e tem os municípios de Vicência e Buenos Aires, ao norte; Salgadinho, Passira e Feira Nova, ao sul; Bom Jardim e João Alfredo, à oeste; e Carpina e Lagoa do Carro, ao leste.

O município está localizado na unidade geoambiental do Planalto da Borborema e está inserido na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe.

Cultura, Turismo e Lazer

Pontos turísticos

  • Praça da Bandeira: considerada a principal praça do município. Conta com uma mini concha acústica com arquibancada;
  • Casa do Coronel Chico Heráclio: conserva a mobília da época dos primeiros donos. Na garagem da Casa Grande possui um exemplar do automóvel pertencente ao Coronel Francisco Heráclio do Rego. Era dono de 20 fazendas e pai de mais de 20 filhos naturais. Grande representação da arquitetura da época, está localizada próxima às margens do Rio Capibaribe;
  • Pedra do Cristo Salvador: situada em um afloramento rochoso localizado a leste da mesma formação do Morro do Redentor, contempla-se, ao sul e a leste, em primeiro plano, a sede do município de Limoeiro e em segundo plano, a suave movimentação do relevo. Ao norte e a oeste, respectivamente, observa-se uma maior movimentação do relevo e também, um belo pôr-do-sol. Sua encosta sul já apresenta um início de ocupação do tecido urbano da cidade. Antigamente conhecida como Pedra do Urubu, teve seu nome modificado para Pedra do Cristo Salvador onde são realizadas Vias-Sacras durante a Páscoa.  Fica a 1,4 km do centro da cidade. O nome pedra do urubu advém de uma lenda urbana conhecida na cidade;
  • Estátua do Cristo Redentor: Do seu alto, ao sul, em primeiro plano, contempla-se uma vista panorâmica da cidade de Limoeiro onde destacam-se a Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação, a Câmara dos Vereadores e trecho do Rio Capibaribe. A leste, o mirante da Pedra do Urubu, ao norte, porção do relevo mais movimentado e a oeste o pôr-do-sol. Complementa a sua ambiência uma escadaria de 670 degraus situada na sua face sul que dá acesso ao cruzeiro e à Capela do Cristo Redentor. A capela foi construída em 1905 e no dia 1º de janeiro acontece uma procissão saindo da cidade, onde os fiéis em romaria, sobem os degraus até a capela, onde no local é realizada uma missa campal. Na Sexta-Feira Santa, os católicos saem em procissão da Igreja de Santo Antônio, no centro da cidade, pela estrada que acessa a capela, encenando a Via Sacra até a Capela do Cristo Redentor;
  • Igreja Matriz de Nossa Sra. da Apresentação.

Esporte

O único time de futebol profissional da cidade é o Centro Limoeirense, o 3º clube mais antigo do estado de Pernambuco, fundado no dia 15 de setembro de 1913. A equipe realiza os seus jogos no Estádio José Vareda, popularmente conhecido como Varedão, e atualmente disputa a Série A-2 do Campeonato Pernambucano.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Limoeiro e Wikipédia.