Conheça mais sobre Serra Talhada

Serra Talhada é um município localizado em Pernambuco e é considerado o principal da Mesorregião do Sertão Pernambucano por ser pólo em saúde, educação e comércio. Também é a terra do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião. 

A cidade fica a 415 quilômetros do Recife e é o segundo município mais importante de todo o sertão do Estado. Sua população foi estimada em 87.467 habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2021. 

Os distritos são: Distrito-sede, Bernardo Vieira, Pajeú, Tauapiranga, Caiçarinha da Penha, Logradouro, Luanda (Água Branca), Santa Rita e Varzinha.

Educação

De acordo com informações do site oficial da Prefeitura de Serra Talhada, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem a finalidade de oferecer, no âmbito do Ensino Fundamental e modalidades afins, serviço educacional público de qualidade social, consolidando a busca da educação integral, ampliando a jornada de estudos e convivência, qualificando o currículo escolar e fortalecendo o reconhecimento da criança, do adolescente, do jovem, do adulto e idoso como sujeitos de direitos, além de promover o desenvolvimento de uma política educacional completa e qualificada no Município.

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2017), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,7 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 29º no Estado) e 4,9 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (35º no Estado), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2018, Serra Talhada dispunha de 84 escolas para o ensino fundamental e 12 para o ensino médio.

Saúde

De acordo com o site oficial da Prefeitura de Serra Talhada, a Secretaria Municipal de Saúde tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política geral de saúde do Município, compreendendo tanto o cuidado ambulatorial quanto o hospitalar, além de planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária, em saúde e epidemiológica afetas à sua competência.

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2017) na cidade é de 13,11 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 87º no Estado e 2315º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 6,2 para cada 1.000 habitantes (2º no Estado e 531º no país). De acordo com o Wikipédia, o município conta atualmente com 42 unidades de saúde públicas.

Economia

O PIB per capita de Serra Talhada atingiu o valor de R $16.007,65 em 2018, segundo o IBGE, sendo o 22º do Estado de Pernambuco. 

A cidade é a mais próspera do Sertão de Pajeú, sendo um centro em desenvolvimento nas áreas de comércio, lazer e cultura.

Política

Dados sobre a política do município mostram que Serra Talhada já teve 32 prefeitos e apenas uma prefeita (a atual).

De acordo com informações do site oficial da Câmara de Vereadores do Município, o Poder Legislativo Municipal foi instituído em Serra Talhada com a denominação de Conselho Municipal, a exemplo de outros locais da Federação. Seus membros eram chamados de Conselheiros Municipais.

Posteriormente, o Conselho passou a ser denominado de Câmara Municipal e os Conselheiros passaram a se chamar vereadores. Com a mudança, o serviço também passou a ser remunerado. 


O legislativo foi criado em Serra Talhada em 1893, ano em que o município conseguiu autonomia. Em 1914, o prefeito Adolfo Côrte construiu um prédio exclusivo para o Legislativo Municipal, onde hoje funciona a Casa da Cultura.

História

De acordo com informações da Wikipedia, a cidade teve início no século XVIII com a chegada do capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes de Magalhães, que arrendou a sesmaria à Casa da Torre, nas margens do Rio Pajeú e instalou a fazenda que passou a ser chamada de Serra Talhada, numa alusão à serra onde era localizada.

Agostinho Nunes de Magalhães e seus filhos, além de outros portugueses, migraram para o Brasil na esperança de instalar um engenho de cana-de-açúcar, mas descobriram que não tinham capital suficiente para a empreitada, daí adentraram no sertão para explorar a criação de gado. 

A posição de privilégio dos currais do capitão, nos caminhos que levavam ao Ceará, Paraíba e Bahia, passaram a ser ponto de encontro dos vaqueiros e peões que transportavam seu gado. Daí, começou a juntar feirantes, negociando animais e outros bens. Tudo isso por volta de 1789/1790, mesma época em que era levantada uma capela para a fazenda sob as bênçãos de Nossa Senhora da Penha.

Em 1893 foi instalada a primeira Câmara Municipal de Serra Talhada e eleito o primeiro prefeito, Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú. Somente em 1939, por um decreto do governador Agamenon Magalhães, Villa Bella recebeu seu nome de origem e passou a se chamar Serra Talhada.

Seus fundadores participaram ativamente da história de Pernambuco e do Brasil, e seus descendentes, como Agamenon Magalhães figuram entre as principais lideranças políticas brasileiras.

A cidade também é rica pelos seus artistas e intelectuais, com destaque para a figura cultural Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), o rei do cangaço, e a dança criada pelo seu bando: o xaxado. Hoje em dia é conhecida como a Capital do Xaxado e consegue reunir em museu toda a história da saga de Lampião.

Geografia

O território, segundo o IBGE, é de 2.980,007 km², sendo o 4º maior do Estado.

As principais rodovias que dão acesso ao município são: BR-232, PE-320, PE-365, PE-390 e PE-418. Os municípios limítrofes são: Floresta (Sul); Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi e Betânia (Leste); São José do Belmonte, Mirandiba e Carnaubeira da Penha (Oeste). Ao Norte fica o Estado da Paraíba.

Cultura, Turismo e Lazer

Pontos turísticos 

  • Museu do Cangaço;
  • Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada;
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha;
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário;
  • Sítio Passagem das Pedras (onde nasceu Lampião);
  • Estação do Forró;
  • Açude Jazigo;
  • Açude Cachoeira;
  • Barragem de Serrinha;
  • Casa do Artesão.

Esporte

No futebol, os clubes de maior destaque são o Serra Talhada Futebol Clube e o Serrano Futebol Clube. O primeiro chegou a ganhar um título no Campeonato Pernambucano - Série A2 de 2011, e o segundo conquistou o quarto lugar no Campeonato Pernambucano de Futebol - Série A1 de 2005. 

Outros clubes que tiveram destaque no Campeonato Pernambucano de Futebol foi o Comercial Esporte Clube, extinto em 1982, e também o Ferroviário Esporte Clube, que detém um título do Campeonato Pernambucano - Série A2 de 1997, e está licenciado das competições profissionais desde 2005. 

Fontes: IBGE, Prefeitura de Serra Talhada e Wikipédia.