Conheça mais sobre Bodocó

Bodocó é um município do estado de Pernambuco formado por três distritos: sede, Claranã, formado por Vila Sipaúba e Vila Jardim, e o terceiro distrito, formado por Vila Feitoria, Vila Né Camilo e Povoado de Cacimba Nova.

A cidade está a cerca de 640 quilômetros de distância de Recife, capital do estado, e sua população foi estimada em 38.605 habitantes, conforme dados do IBGE de 2021. Bodocó é o 51º município mais populoso de Pernambuco e o 160º mais rico (PIB).

Educação

Segundo informações do site oficial da Prefeitura do município, as atribuições da Secretaria de Educação são: garantir o acesso, a permanência com qualidade na escola e o desenvolvimento da Educação Integral humanizada, por meio da gestão democrática e educacional. Compete à secretaria buscar a melhoria permanente da educação, avaliando e acompanhando o desempenho do educando e do educador, em sala de aula, e dos demais profissionais da Educação.

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2019), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 3,8 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 183º no Estado e 5307º no país) e 4,0 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (146º no Estado e 4507º no país), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2020, Bodocó dispunha de 46 escolas para o ensino fundamental e 03 para o ensino médio.

Saúde 

A Prefeitura do município estabeleceu que cabe à Secretaria de Saúde: organizar, executar e gerenciar os serviços de saúde da gestão municipal. Possui no topo de suas atribuições a de executar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito local. A estrutura que compõe a secretaria atua com o compromisso de atender integralmente ao usuário, garantindo acesso democrático, resolutivo e humanizado, considerando a saúde como direito prioritário do ser humano.

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2019) na cidade é de 19,23 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 32º no Estado e 1210º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,8 para cada 1.000 habitantes (55º no Estado e 2710º no país). De acordo com o Wikipédia, o município conta atualmente com 14 unidades de saúde pública (2009).

Economia

O PIB per capita de Santa Cruz do Capibaribe atingiu o valor de R$ 7.300,54 em 2018, segundo o IBGE. A atividade econômica predominante é comércio varejista e agropecuária de subsistência. 

História

De acordo com o site do município, a história de Bodocó está entrelaçada com a história da família Alencar e com a história indígena da região.

Os vestígios da presença de índios fazem-se por relatos em forma de oralidade. Alguns nativos antigos contavam que, ao desmatarem a serra para plantio de mandioca, encontravam enormes potes com enormes árvores dentro da mata que eram quebrados por curiosidade. Isso aconteceu na Serra do Tucano e na Serra do Pequi, no final do século XVIII.

Por volta de meados do ano 1700, a família Alencar constituiu fazendas de criação de gado no entorno da chapada do Araripe, na região próxima ao Riacho Bodocó. Alexandre de Alencar Rego e família também chegaram e constituíram uma fazenda.

O nome Bodocó apresenta duas vertentes: a primeira é que veio de uma planta aquática com nome Bodocó abundante nas lagoas; a segunda que vem de uma tribo de índios chamados de Bodorocós. O significado da palavra Bodocó na língua tupi-guarani é carne seca na roça.

Os dois grandes marcos da história de Bodocó foram a ?Guerra do Amparo?, ocorrida em 1909 e a sua emancipação política em 1924.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 1.621,786 km², sendo o 32º maior município de Pernambuco e estando a cerca de 640 quilômetros de Recife, cujo acesso é feito pela rodovia Asa Branca (BR-122). Os municípios limítrofes são Santana do Cariri (CE) e Araripe (CE), ao norte; Parnamirim, ao sul; Exu e Granito, ao leste; e Ipubi e Ouricuri, a oeste.

Bodocó está situado na bacia hidrográfica do rio Brígida.

O município localiza-se em sua maior parte na unidade geoambiental das Chapadas Altas. Parte da área do município, a sul, localiza-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja.

Cultura, Turismo e Lazer

Pontos turísticos

Pedra do Claranã;

Chapada do Araripe;

Picoroto do Bom Princípio;

Caldeirão da Jibóia;

Gruta das Lendas;

Cascata Cristal

Bodocó festeja seu padroeiro São José, entre o dia 9 e 19 de Março com uma grande programação que se inicia no dia 9 com o famoso hasteamento da bandeira, com o mastro santo percorrendo pelas principais ruas da cidade até a igreja matriz sendo acompanhado por devotos, motoqueiros e cavaleiros montados em seus cavalos. Orações e sucessivos "Viva São José!" marcam o momento. Logo após o fim da festa religiosa que atrai gente de todo o Araripe e estados vizinhos, é iniciada a famosa "Festa de Março" geralmente ocorrendo no fim do més de Março.

A cidade é citada na música "Respeita Januário" de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, "De Taboca à Rancharia, de Salgueiro à Bodocó, Januário é o maior!". Em 2020, a poeta natural de Bodocó, Cida Pedrosa, venceu o Prêmio Jabuti, maior premiação nacional de Literatura, com o livro "Solo para Vialejo", que conta em versos uma viagem de Recife até sua cidade natal, citando referências da cultura pernambucana.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Bodocó e Wikipédia.