Conheça mais sobre Jurema

Localizado no Agreste pernambucano, a 228 km da capital, o município de Jurema possui número de habitantes e área territorial reduzidos. Segundo dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada é de 15.483 pessoas, a 31º menor do Estado; já o território possui 148,254 km², o 14º menor no ranking de Pernambuco.

Administrativamente, o município é formado pelos distritos Sede e Santo Antônio das Queimadas. Jurema faz fronteira com Panelas ao norte, Canhotinho ao sul, Quipapá ao leste e Ibirajuba a oeste. O município possui clima tropical e biomas característicos da Caatinga e da Mata Atlântica, assim como a maioria das cidades agrestinas. De acordo com o site Wikipedia, o município está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Una e tem como principais tributários os rios do Feijão, Pirangi e das Paixões.

O Produto Interno Bruto (PIB), calculado em 2019 pelo IBGE, foi de R$ 109.705.710,00. O PIB per capita, por sua vez, foi de R$ 7.133,94. Comparado com os outros municípios pernambucanos, Jurema fica nas posições 154 e 171 de 185; já quando comparado a cidades do Brasil, essas posições são de 3.772 e 5.357 de 5.570, respectivamente. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), de 2010, é considerado baixo, com 0,509 pontos.

Educação

O órgão responsável pela gestão educacional da população juremense é a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Conforme exposto no site da Prefeitura, a pasta tem por finalidade coordenar, orientar e supervisionar as atividades das entidades da administração a ela vinculadas, ?coordenar e gerir o Sistema Municipal de Educação, coordenar o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação, elaborar a proposta orçamentária anual, além de garantir a universalização do Ensino Fundamental?.

Entre as funções da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, também estão o cumprimento das bases e diretrizes definidas pelo Ministério da Educação, a promoção do aperfeiçoamento do pessoal docente, técnico e administrativo e a contemplação de propostas de acessibilidades às várias formas de manifestações culturais desde o erudito ao popular.

Publicado em 2019 pelo IBGE, o último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), medidor da qualidade do aprendizado, registrou 5,0 pontos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atingindo o 100º lugar no Estado e 3.984º no País. Para os Anos Finais do Ensino Fundamental no distrito estadual, 4,3 (111º lugar em Pernambuco e 3.427º no Brasil). No local, há 15 escolas de Ensino Fundamental e uma voltada para o Ensino Médio.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde tem por atribuições específicas, segundo o site da Prefeitura de Jurema, definir a Política Municipal de Saúde e os demais elementos do planejamento normativo, considerando as deliberações do Conselho Municipal de Saúde. Ela também é responsável por coordenar o planejamento estratégico da pasta em articulação com os âmbitos regional e estadual, além de executar a política sanitária do Município e promover ações que visem ao atendimento integral e equânime das necessidades da população.

Dados do IBGE apontam para uma taxa de mortalidade infantil média de 14,35 para cada mil nascidos vivos em Jurema, e as internações devido a diarreias são de 0,8 para mil. No ranking do Estado, o município fica nas posições 74 e 55 de 185; já no brasileiro, essas posições são de 2.054 e 2.710 de 5.570, respectivamente. Dados de 2009 revelam que há 10 estabelecimentos ligados ao Sistema Único de Saúde na cidade.

História

O site do IBGE informa que os primeiros registros na localidade onde hoje se situa Jurema datam de 1840, quando o paraibano José Pedro de Araújo teria chegado na região após uma longa caminhada fugindo da seca. Lá, ele firmou moradia embaixo da sombra de juremais e construiu, em seguida, uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, atraindo para o local outras pessoas de sua terra natal.

Antes da chegada do paraibano, o lugar não era habitado. Contudo, a construção do templo religioso e a imigração causada pela seca motivaram cada vez mais famílias a firmar residência nas terras férteis do município. Outro fator de sua formação, conforme dados do IBGE, foi a extinção de um antigo povoado próximo ao local, chamado Queimadas. Assim, surgiu a povoação de Jurema, cujo nome tem origem indígena e faz menção a uma planta típica da caatinga. 

Em 1899, foi criado o distrito de Jurema, subordinado ao município de Quipapá, tornando-se vila uma década depois. Entre 1900 e 1925, o comércio local juremense se desenvolveu bastante e começou a arrecadar tributos suficientes para se tornar independente. Então, primeiro foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jurema, em 1923. Em seguida, em 1928, Jurema foi elevada à categoria de município. Sua emancipação é comemorada no dia 11 de setembro.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Jurema e Wikipédia.