Sirinhaém

Políticas públicas

O TCE-PE tem desenvolvido diversos trabalhos focados em políticas públicas e questões críticas da gestão pública. Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Para mais informações, explore cada área temática disponível.

Educação Icone
Educação
Saúde Icone
Saúde
Segurança Icone
Segurança
Saneamento Icone
Saneamento
Primeira Infância Icone
Primeira Infância
Transparência Icone
Transparência
Tecnologia da Informação Icone
Tecnologia da Informação
Outros Icone
Outros

Conheça mais sobre Sirinhaém

Sirinhaém é um município do Estado de Pernambuco e fica localizado a 76 quilômetros do Recife. Está situada no litoral sul do Estado e conta com três distritos: Distrito-Sede, Barra do Sirinhaém e Ibiratinga. 

Sua população foi estimada em 46.361 habitantes, conforme dados do IBGE de 2020. Sirinhaém é o 40º município mais populoso, também de acordo com informações do IBGE. De acordo com a Wikipedia, é o 43º mais rico de Pernambuco e o 43º em qualidade de vida (IDH-M).

Educação

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2017), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 4,6 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação 144º no Estado e 4563º no país), e 3,9 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (155º no Estado e 4225º no país), ambos os indicadores da rede pública de ensino. 

O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. 

Também de acordo com o IBGE, em 2018, Sirinhaém dispunha de 40 escolas para o ensino fundamental e 6 para o ensino médio da rede pública.

Saúde

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2017) na cidade é de 13,91 para 1.000 nascidos vivos (colocação 80º no Estado e 2155º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,5 para cada 1.000 habitantes (93º no Estado e 3330º no país). De acordo com o Wikipedia, o município conta atualmente com 11 unidades de saúde pública.

Economia

O PIB per capita de Sirinhaém atingiu o valor de R$ 10.824,50 em 2018, segundo o IBGE. A atividade econômica predominante é no setor de serviços, seguido pela indústria e agricultura.

Política

Dados sobre a política de Sirinhaém mostram que o município teve 21 prefeitos, onde cinco foram por duas vezes. São eles: Laurindo Gonçalves de Lima, Alberto Machado Gouveia Lins, José Hildo Hacker, Fernando Luiz Urquiza Lima e Franz Araújo Hacker. Sirinhaém conta com dez vereadores eleitos.

História

Por volta do ano 1000, a região do litoral pernambucano, até então ocupada por índios macro-jê, foi ocupada por povos de língua tupi procedentes da Amazônia. Um destes povos, os caetés, ocupavam a região onde hoje fica Sirinhaém no século XVI, quando os portugueses chegaram ao local. 

A povoação chamava o local de Vila Formosa de Sirinhaém e construiu uma capela dedicada a São Roque em 1610. Entre 1620 e 1621 foi construída uma igreja para Nossa Senhora da Conceição e a vila foi elevada à categoria de freguesia. A criação do município autônomo data de 3 de agosto de 1892.

O povoado se concentrou às margens do Rio Sirinhaém, a cerca de dois quilômetros do litoral e possuía um porto. Em 1627, foi elevado à categoria de vila e possuía cerca de 500 habitantes. Nesta época, a região contava 13 engenhos e uma produção de açúcar relevante e de boa qualidade, que era escoada pelo porto.

Quando os holandeses chegaram ao Estado e dominaram Recife e a parte norte, marcharam pelo sul e chegaram até Sirinhaém em 1632. Neste ano, soldados e marinheiros holandeses invadiram, saquearam e queimaram o engenho de Romão Perez. Então o capitão Mateus Gomes de Lemos Albuquerque organizou uma resistência e os holandeses se retiraram.

Com a queda da resistência no norte e em Recife, os holandeses planejaram conquistar o sul de Pernambuco para chegar na Bahia. Então as tropas luso-brasileiras resistiram em três frentes: no Arraial (Velho) do Bom Jesus, no Forte de Nazaré e em Sirinhaém (este foi um dos últimos redutos da resistência, que foi derrotada após a chegada de Maurício de Nassau no Estado).

Durante o domínio holandês, Sirinhaém foi dividida a Capitania de Pernambuco e em 1645, a região foi REconquistada pela Companhia da Restauração comandada pelo capitão Paulo da Cunha Souto Maior, assistido por Vidal de Negreiros.

Por fim, foi elevada à condição de cidade e sede do município de Sirinhaém em 12 de junho de 1895.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 374,321 km², estando a cerca de 76 quilômetros do Recife. Os municípios limítrofes são Ipojuca e Escada ao Norte, Rio Formoso e Tamandaré ao Sul e Ribeirão a Oeste. 

Cultura, Turismo e Lazer

Pontos turísticos 

Praias:

  • Barra do Sirinhaém
  • Gamela
  • Guadalupe
  • Ilha de Santo Aleixo

Outras opções do município são os monumentos históricos, como engenho de açúcar, casarões e a Casa de Câmara e Cadeia, construção do meio do século XIX. Outros pontos são a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Capela de Santo Amaro, Capela de São Roque e o Convento de Santo Antônio construído em 1645.

Fontes: IBGE, WIkipedia e Prefeitura do Sirinhaém