Conheça mais sobre Camaragibe

Camaragibe é um município de Pernambuco que faz parte da Região Metropolitana do Recife, sendo a oitava cidade mais populosa do Estado.

A sua população foi estimada em 158.899 habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2020. Camaragibe é o 15º mais rico (PIB) e o 7º em qualidade de vida (IDH-M) em Pernambuco.

Educação

Informações do site oficial da Prefeitura de Camaragibe mostram que as atribuições da Secretaria de Educação são coordenar, superintender e executar as ações de oferta de educação pública de qualidade, através de planejamento e execução da política municipal de educação; articulação com o conselho municipal de educação; administração e manutenção das unidades da rede escolar do Município, além de outras pertinentes à pasta.

De acordo com o último levantamento publicado pelo IBGE (2017), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,0 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (59º no Estado e 3757º no país) e 4,6 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (33º no Estado e 5570º no país), ambos os indicadores da rede pública.

O Ideb é um indicador criado pelo Governo Federal utilizado para qualificar o aprendizado e estabelecer metas para melhorar o ensino, sempre avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Também de acordo com o IBGE, o município de Camaragibe conta com 77 escolas para o ensino fundamental e 24 para o ensino médio.

Saúde

A Prefeitura de Camaragibe informa que a Secretaria de Saúde do município tem as atribuições de planejar, coordenar e executar a política municipal de saúde, tendo como objetivo a proteção da população pelo combate às doenças endêmicas, epidêmicas, crônico-degenerativas e carenciais, utilizando mecanismos de fiscalização e controle de condições ambientais e de saneamento; operação regular da rede de saúde municipal, exercendo o controle, qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo município e por terceiros conveniados e contratados; formulação, apoio e execução de programas e projetos de saúde pública, além de outras ações pertinentes à pasta.

De acordo com o IBGE, a taxa de Mortalidade Infantil Média (2017) na cidade é de 14,75 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 63º no Estado e 1971º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,5 para cada 1.000 habitantes (93º no Estado e 3330º no país). De acordo com a Wikipedia, o município conta com 56 estabelecimentos de saúde, sendo nove públicos. De acordo com o site da Prefeitura de Camaragibe, a cidade conta com 45 postos de saúde.

Economia

O PIB per capita de Camaragibe atingiu o valor de R$ 11.238,05 em 2017, segundo o IBGE (59º do Estado e 6º de 8 da Região Metropolitana do Recife). A atividade econômica predominante é o setor de serviços, seguido dos setores industrial e da agricultura.

Segundo o Wikipedia, em 2018 foi inaugurado o Camará Shopping, com área construída de 61.000 m², mais de 100 lojas, além de cinema e praça de alimentação. O projeto preserva oito hectares de fauna e flora. A construção foi pensada de forma sustentável, com a aplicação de técnicas de construção civil e soluções inovadores, a exemplo da instalação de um biodigestor para a geração de energia alternativa.

Política

Camaragibe era distrito de São Lourenço da Mata e, em 20 de dezembro de 1963, a Lei Estadual nº 4.988 o transformou em município. Em 6 de julho de 1964, através de acórdão do Tribunal de Justiça, seu território foi anexado novamente ao de São Lourenço da Mata e, apenas em 13 de maio de 1982 desmembrou-se novamente, de acordo com a Lei nº 8.951, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

O primeiro prefeito eleito em Camaragibe foi Carlos Lapenda, que ocupou o cargo entre os anos de 1982 e 1989. Atualmente, a Câmara de Vereadores conta com 12 parlamentares.

História

O nome Camaragibe é indígena e tem origem tupi, que tem como significado ?rio dos camarás?. Camarás eram as plantas camarás que brotavam na cidade. A área era povoada por índios até a chegada dos portugueses no século XVI, liderada por Duarte Coelho. As terras eram utilizadas para a exploração do pau-brasil e, mais na frente, foi utilizada para produzir cana-de-açúcar. Em 1549 foi fundado o Engenho Camaragibe, considerado um dos mais ricos da região, até a invasão holandesa. Com Maria Anita Amazonas Mac Dowell, o Engenho Camaragibe ficou ainda mais conhecido nos dias atuais. A dona Maria Amazonas residiu na casa grande e casou-se com Samuel Macdowell e contribuiu na construção do Seminário Cristo Rei e do Convento das Carmelitas, entre 1949 e 1956.

Entre 1891 e 1895, a Fábrica de Tecidos CIPER (Companhia Industrial Pernambucana) foi implantada na cidade pelos engenheiros Carlos Alberto de Menezes e Pierre Collier, este último teve seu nome dado a uma das principais ruas da cidade. A fábrica de tecelagem de Camaragibe foi essencial para o crescimento do município. Ela possuía 584 teares (aparelho mecânico para fins de tecelagem) e 12.488 fusos (instrumentos de fiar) de procedência inglesa, com capacidade para produzir 7.000 metros anuais de tecidos (linho, brim, inglesa, popeline, tricoline e zefire), consumir 840.000 kg de algodão, com força de 950 Hp, e empregava aproximadamente, 1.400 operários. 

Hoje, o local onde era CIPER é chamado de Vila da Fábrica, pois de acordo com pesquisadores e historiadores era onde os operários moravam, sendo a primeira vila operária da América Latina.

No período colonial, Camaragibe possuía os açudes São João, mais conhecido como Queda d?Água, Flamengo, Timbí e São Bento, mais conhecido por Balde. Hoje existe apenas uma parte do Açude Timbi, abrigando animais como jacaré do papo amarelo, garça branca, galinha d?água e cágado.

No dia 13 de maio de 1982, Camaragibe foi emancipada do município de São Lourenço da Mata e tornou-se mais uma das cidades da Região Metropolitana do Recife.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 51,275 km², estando a cerca de 16 quilômetros de Recife. Os municípios limítrofes são Recife ao leste e sudeste; São Lourenço da Mata a oeste e sudoeste; Paulista e Paudalho ao norte. Camaragibe está incluído na Província da Borborema e tem o relevo predominante de Tabuleiro Costeiros. A sua vegetação é a mata atlântica, composta por florestas sub-perenifólias, com partes de floresta sub-caducifólia. O município de Camaragibe também está incluído nos domínios dos Grupos de Bacias Hidrográficas de Pequenos Rios Litorâneos, sendo Capibaribe e Beberibe seus principais rios. 

A cidade não possui distritos, apenas a sede. Camaragibe é cortada pelas rodovias PE-027 (Avenida General Newton Cavalcanti), PE-005 (Avenida Belmino Correia), PE-018 (Estrada de Caetés) e PE-16 (Estrada de Mumbeca). O município também conta com o metrô do Recife.

A área central da cidade é marcada por um relevo extremamente acidentado e alta densidade populacional.

Cultura, Turismo e Lazer

Pontos Turísticos

- Bairro de Aldeia: onde fica a parte mais alta da cidade, atraindo um maior número de visitantes pelo seu clima agradável e coberto de verde. O local abriga diversos clubes com aluguéis de cavalo, além de spas, restaurantes e hotéis e pousadas campestres. Aos fins de semana o movimento é maior. Distante apenas 16 quilômetros da capital, Aldeia já passou a ser residência fixa de muitas famílias.

- Vila da Fábrica: principal bairro de Camaragibe, possui uma riqueza histórica. Abrigou a primeira vila operária da América Latina e foi cenário de importantes clubes, como o Peñarol, que passou a abrigar a Biblioteca Municipal, e o Guarany Esporte Clube, um dos primeiros a ser filiado à Federação Pernambucana de Futebol (FPF);

- Peñarol Biblioteca Municipal: localizada na Vila da Fábrica, foi um importante clube da cidade;

- Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro: também localizado na Vila da Fábrica e conta com 402 lugares, palco italiano. Já foi sede de vários eventos, como Festival Varilux de Cinema, Palco Preto, Animage e Encontro de Artes Cênicas de Camaragibe.

- Casa de Maria Amazonas: é uma das edificações mais antigas de Camaragibe e pertence à Dona Maria Amazonas Mac Dowell, onde residiu desde o seu nascimento, em 1908. Pertenceram à sua família, influentes políticos. O casarão possui 02 pavimentos, 07 salas, 11 quartos e uma capela sob invocação de São Tiago. A Casa Grande do antigo Engenho Camaragibe foi tombada pela Fundarpe como Patrimônio Histórico. O casarão do século XVII é conhecido entre os moradores como ?Casa de Maria Amazonas?.

- Convento das Carmelitas: Foi transferido do Recife para Camaragibe em 1954 e abriga as Carmelitas Descalças (monjas reclusas).

Esportes

A cidade é representada no futebol pelo Retrô Futebol Clube Brasil, fundado em 2016, tendo disputado o Campeonato Pernambucano em 2019 pela primeira vez.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Camaragibe e Wikipédia.