Caetés

Políticas públicas

O TCE-PE tem desenvolvido diversos trabalhos focados em políticas públicas e questões críticas da gestão pública. Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Para mais informações, explore cada área temática disponível.

Educação Icone
Educação
Saúde Icone
Saúde
Segurança Icone
Segurança
Saneamento Icone
Saneamento
Primeira Infância Icone
Primeira Infância
Transparência Icone
Transparência
Tecnologia da Informação Icone
Tecnologia da Informação
Outros Icone
Outros

Conheça mais sobre Caetés

Caetés é um município pernambucano situado no agreste de Pernambuco e destaca-se na geração de energia eólica. A cidade está a cerca de 252 quilômetros de Recife, capital do Estado, e sua população foi estimada em 29.065 habitantes, conforme dados do IBGE de 2021. Caetés é o 70º município pernambucano mais populoso.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,522, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-2010).

Educação

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2019), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,2 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 70º no Estado e 3697º no país) e 4,8 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (45º no Estado e 2153º no país), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2021, Caetés dispunha de 15 escolas para o ensino fundamental e 1 para o ensino médio.

Saúde 

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2020) na cidade é de 15,87 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 47º no Estado e 1509º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,9 para cada 1.000 habitantes (51º no Estado e 2577º no país). Ainda de acordo com o IBGE, o município conta 11 unidades de saúde públicas (2009).

Ainda segundo o Instituto, em 2010, cerca de 24,4% dos domicílios da cidade possuíam esgotamento sanitário adequado.

Economia

O PIB per capita de Caetés atingiu o valor de R$ 11.162,38 em 2019, também de acordo com dados do IBGE. 

O município vem se destacando em energia eólica. Em 29 de setembro de 2015 foi inaugurado o complexo eólico Ventos de Santa Brígida, formado por sete parques eólicos distribuídos entre os municípios de Caetés, Pedra e Paranatama. São 107 aerogeradores instalados, com capacidade de gerar 181.9 MW, energia suficiente para abastecer 350 mil casas. O empreendimento gerou mil empregos diretos e dois mil indiretos, aproximadamente, com prioridade para a mão de obra local. 

O segundo projeto eólico da região é chamado de Ventos de São Clemente, fica localizado nas proximidades do complexo eólico Santa Brígida e é formado por oito parques eólicos, que totalizam 216.1 MW, abrangendo os municípios de Caetés, Pedra, Venturosa e Capoeiras. Este projeto, quando somado a Ventos de Santa Brígida, fará desta região um dos maiores polos de geração de energia eólica do país.

Além dessa atividade, os principais produtos agrícolas do município são a mandioca, milho, feijão e algodão. Também possui a pecuária como atividade econômica. 

História

A cidade de Caetés surgiu de um povoado fundado por Miguel Quirino dos Santos. Até 1918, a localidade chamava-se ?São Caetano?. O topônimo mudou para Caetés por influência do jornalista, historiador e publicista da língua tupi, Mário Melo. De acordo com esse historiador, caetés é uma corruptela de caá-etê, significando "mato real ou verdadeiro, mata virgem". 

Sua emancipação aconteceu em 13 de setembro de 1963, desmembrando-se do município de Garanhuns. A cidade também é conhecida por ser a terra natal do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 294,946 km², estando a cerca de 252 km de Recife. Os municípios limítrofes são Venturosa e Capoeiras, ao norte; Paranatama, ao sul; Garanhuns, ao leste; e Pedra, a oeste.

Caetés fica localizado no Planalto da Borborema e é formado pelo distrito Sede e pelos povoados de Ponto Alegre, Atoleiro, Barriguda, Bastões, Vila Araçá, Várzea Comprida, Várzea Suja e Queimada Grande.

 

Fontes: IBGE, Prefeitura de Caetés e Wikipédia.