Conheça mais sobre Vitória de Santo Antão

Vitória de Santo Antão é uma cidade pernambucana, localizada no planalto da Borborema, que fica a cerca de 46 quilômetros da capital estadual. Sua população foi estimada em 138.757 habitantes em 2020, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), sendo o décimo município mais populoso do Estado.

Vitória de Santo Antão é o 9º município mais rico (PIB) do Estado e o 29º em qualidade de vida (IDH-M). Os municípios vizinhos são Glória do Goitá, Chã de Alegria, Escada, Primavera, São Lourenço da Mata, Moreno, Cabo de Santo Agostinho e Pombos.

Educação

De acordo com informações do site oficial da Prefeitura do município, as atribuições da Secretaria de Educação são: o planejamento e a execução da política educacional do município, especificamente através das seguintes atividades: instalação e manutenção de estabelecimentos de ensino que oferecem a Educação Básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental; planejamento, organização, administração, orientação, acompanhamento, controle e avaliação do sistema educacional do município, em consonância com os sistemas estadual e federal de educação.

Além disso, atribui-se a adoção de medidas que visem a sua expansão, consolidação e aperfeiçoamento; atualização permanente da ação educativa, ajustando-a às realidades local e regional, pela elevação do nível da produtividade da educação, visando a melhoria qualitativa dos processos educativos; controle e fiscalização do funcionamento dos prédios e estabelecimentos de ensino a nível municipal; promoção da perfeita articulação com os governos estadual e federal em matéria de legislação da política educacional; promoção de ações integradoras com os demais órgãos componentes da administração pública municipal, estadual e federal, cujas atividades se relacionam com a ação educacional; manutenção dos programas de assistência ao estudante e outras atividades correlatas determinadas pelo prefeito.

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2019), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 4,2 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 167º no Estado) e 3,7 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (169º no Estado), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho.  Ainda segundo o IBGE, em 2018, Vitória de Santo Antão dispunha de 100 escolas para o ensino fundamental e 17 para o ensino médio.

Vitória de Santo Antão também abriga um campus da UFPE na cidade, chamado de Centro Acadêmico de Vitória. A Universidade oferece à comunidade 6 opções de cursos de graduação: Nutrição - Bacharelado, Enfermagem - Bacharelado e Ciências Biológicas - Licenciatura e Educação Física - Bacharelado.

Os cursos de Licenciatura em Química e o de Bacharelado em Agronomia (2012) são ofertados pelo IFPE Campus Vitória de Santo Antão. Destacando-se entre elas no campus que é a antiga Escola Agrotécnica Federal, que forma profissionais das regiões da Zona da Mata e Agreste em cursos de Licenciatura em Química, Bacharelado em Agronomia, técnicos em agroindústria, agropecuária, agricultura, manutenção e montagem de computadores e zootecnia.

Saúde

A Prefeitura do município estabeleceu que cabe à Secretaria de Saúde: Planejamento operacional e a execução da política de saúde do Município, mediante a adoção de medidas preventivas e de controle eficaz às doenças de massa, através das seguintes atividades básicas: fiscalizar as condições de saneamento básico do município; promover a eficácia dos serviços médicos no atendimento aos que a ele recorrem; executar planos e programas de saúde que atendam os diversos segmentos da população; promover campanhas educativas, informativas, conscientizadoras e preventivas, visando a saúde da população; 

A pasta também deve elaborar programas especiais de saúde ao trabalhador de baixa renda, desempregado, menor carente, idoso e nutriz; proceder a descentralização e regionalização dos serviços e ações de promoção, prevenção e assistência à saúde; coordenar controlar e supervisionar a aplicação de recursos alocados ao Fundo Municipal de Saúde; executar outra atividades correlatas determinadas pelo Prefeito.

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2019) na cidade é de 12,1 óbitos para 1.000 nascidos vivos (colocação em 95º no Estado) e as Internações por Diarreias (2016) são de 3,3 para cada 1.000 habitantes (12º no Estado). Também de acordo com o IBGE, Vitória de Santo Antão conta com 46 estabelecimentos de saúde SUS (2009).

Economia

O PIB per capita de Santa Cruz do Capibaribe atingiu o valor de R$ 26.964,56 em 2017, segundo o IBGE. As atividades econômicas predominantes são a indústria, o comércio e a agricultura. 

O município possui grandes indústrias de destaque nacional: unidade da Brasil Foods (BRF, antiga Sadia) detentora de uma fatia considerável do mercado brasileiro de produtos derivados de animais. Já o Grupo JB destaca-se pela diversidade e capacidade produtiva onde atende aos mercados nacionais e internacionais de cana de açúcar, com a produção de álcool, gás carbônico, energia, combustíveis, armazenagem, importação e exportação e indústria química. Isoeste, grande fabricante de telhas térmicas do país.

A Pitú, conhecida internacionalmente pela aguardente que produz, é a principal referência industrial de Vitória de Santo Antão por sua tradição; a Mondelez, segunda maior no segmento de alimentos no Mundo, por produzir os Sucos Tang, Fresh e Maguary, Chocolates da Lacta, fermentado em Pó Royal. A Elcomma Computadores, Ventisol Ventiladores, Tintas Anjo, Metalfrio Refrigeradores, Nordeste Tintas, Arxo, Converplast, Donafiló, Eurobras, Celite, Fante (produtora da marca de vinho Quinta do Morgado), Yahgsu Construções e Incorporações ltda.

A Prefeitura do município criou uma extensa área para a implantação desses empreendimentos, chamado de Parque Industrial José Augusto Ferrer de Morais, que tem tornado a cidade um destino constante de grandes investimentos.

História

Cidade de Braga ? Em 1626, o português Antônio Diogo de Braga, vindo da Ilha de Santo Antão do Cabo Verde (Portugal), fixou residência com seus parentes e edificou uma capela em homenagem a Santo Antão da Mata.

Santo Antão da Mata ? Em 1774, a cidade de Braga foi chamada de Santo Antão da Mata. Aos sábados eram realizadas feiras livres, onde os moradores fabricavam seus produtos artesanalmente, para atender comboios que vinham do sertão de Minas para comprar esses gêneros.

Santo Antão da Mata, além de sua situação privilegiada em termos de cursos d?água, situava-se como ponto de passagem do caminho que se destinava ao São Francisco através do Vale do Mocotó. O povoado, nessa condição, deve ter tido um relevante papel comercial, no qual se destaca o fato de que em suas feiras semanais, os tropeiros vendiam gado para o abastecimento de Olinda e Recife, além de rapaduras e mel (fabricados nas engenhocas da freguesia), pano de algodão, tecidos (em modestas oficinas domésticas) e etc.

Vitória de Santo Antão ? Evoluindo sucessivamente da condição de povoação a freguesia, passando posteriormente à categoria de vila pelo alvará Régio de 27 de Julho de 1811, assinado pelo então Príncipe Regente D. João, a mesma foi oficialmente instalada em 28 de maio de 1812.

Do seu território, faziam parte as freguesias de Bezerros e Santo Antão, abrangendo uma grande extensão de terra. ?correspondendo, hoje, as áreas ocupadas pelos municípios de Vitória de Santo Antão, Pombos, Chã Grande, Gravatá, Bezerros, Caruaru, Bonito, São Caetano, Sairé, Camocim de São Félix, São Joaquim, Barra de Guabiraba, Riacho das Almas e Cortês?.

Pela Lei Provincial nº113, de 6 de maio de 1843, sancionada pelo Barão da Boa Vista, então Presidente da Província de Pernambuco, foi elevada a Cidade, tendo seu nome mudado para Cidade da Vitória, em homenagem à batalha ganha pelos pernambucanos sobre os holandeses no Monte das Tabocas. Este nome porém, não permaneceu devido a existência de um decreto-Lei que proibia a existência de duplicatas na toponímia nacional.

Após muita discussão, foi definitivamente aceito e reconhecido o nome da Vitória de Santo Antão, em 31 de dezembro de 1943, pelo decreto-lei estadual nº 952, para município, comarca, termo e distrito.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 335,942 km², estando a cerca de 46 km de Recife. Os municípios limítrofes são: Glória do Goitá e Chã de Alegria (Norte); Escada e Primavera (Sul); Cabo de Santo Agostinho, Moreno e São Lourenço da Mata (Leste); e Pombos (Oeste).

Cultura, Turismo e Lazer

Obras históricas:

  • Sobradinho Mourisco (Rua Imperial, 81): considerado o único remanescente da povoação de Santo Antão da Mata. Prédio de Taipa, datado do início do século XVIII. É a atual sede da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciências.
  • Estação Ferroviária: construído em 1886, já funcionou como 1ª parada de desembarque de passageiros e cargas com destino Recife-Caruaru. Hoje o prédio encontra-se conservado e aberto a visitações, onde funciona uma biblioteca e algumas oficinas culturais.
  • Instituto Histórico e Geográfico: verdadeiro cartão-postal da cidade de Vitória de Santo Antão. Fica localizado a Rua Imperial 187, no bairro da Matriz. O prédio serviu de hospedagem para a família Imperial em 1859, em visita ao Estado. 
  • Açougue municipal: construído pela Câmara Municipal e inaugurado no dia 6 de novembro de 1856. 
  • Mercado de Farinha: construção do ano de 1913, um edifício que possui características idênticas aos do açougue municipal, com arcos no seu interior.
  • Monumento do Leão Coroado: reagindo à ordem de prisão que, pessoalmente, lhe dera o Brigadeiro português Barbosa de Castro, o Capitão da Artilharia José de Barros Lima matou-o com a sua espada no quartel do Regimento, no dia 6 de março de 1817, motivando, com esse gesto ousado, o início da revolução republicana deflagrada em Pernambuco naquela data. Recebeu ele a alcunha (apelido) de "Leão Coroado".
  • Monumento do Centenário em homenagem a Jesus Cristo: Ao encerrar-se o século XIX, grandes homenagens foram prestadas a Nosso Senhor Jesus Cristo, por toda comunidade católica.
  • Sítio Histórico Monte das Tabocas: O Monte das Tabocas é uma área de aproximadamente 11 hectares, onde em 3 de agosto de 1645 foi palco de célebre batalha entre os luso-brasileiros e os holandeses , quando os luso-brasileiros expulsaram os holandeses do local. Os primeiros, liderados por Antônio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira, entrincheirados nas partes altas e protegidos pelos tabocais, derrotaram os flamengos.

Esporte

Vitória de Santo Antão atualmente está representada pela Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas que disputa o Campeonato Pernambucano e o Vera Cruz Futebol Clube, campeão da Segunda Divisão do Pernambucano em 2020. A cidade é referência no futebol feminino, onde a equipe do Vitória das Tabocas conseguiu um 4° lugar na Copa Libertadores Feminina em 2012.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Vitória de Santo Antão e Wikipédia.