Conheça mais sobre Toritama

Toritama é um município localizado na Região Agreste do estado de Pernambuco. A unidade territorial tem  25,704 km² de extensão e, no cálculo mais recente realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021. A população toritamense foi estimada em 47.088 pessoas no mesmo ano. No último censo (2010), a cidade foi classificada como a 48ª mais populosa do estado.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,618, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-2019). O município está limitado pelas cidades de Caruaru, Vertentes e Taquaritinga do Norte.

Educação

De acordo com os dados do último censo realizado pelo IBGE, em 2010, a taxa de escolarização de crianças e adolescentes entre os 6 e os 14 anos em Toritama foi de 91,5%, o que levou o município à 179ª posição no ranking de escolarização no estado. Dados levantados em 2021 apontam que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município foi 5,0 para os anos iniciais do ensino fundamental e de 4,7 para os anos finais deste mesmo segmento, números que correspondem às colocações 87ª e 71ª no estado, respectivamente.

De acordo ainda com o IBGE, no ano de 2021, o município totalizou 6.867 matrículas no ensino fundamental e 1.425 no ensino médio. A rede de ensino público contou com 276 professores no ensino fundamental e 68 no ensino médio, que foram distribuídos em 26 escolas, no total.

Saúde

A taxa de mortalidade infantil média na cidade (2020) foi de 18,31 para mil nascidos vivos, ocupando assim a 30ª colocação no estado. As internações devido a diarreias em 2016 foram de 0,4 para cada mil habitantes (111º no estado).

De acordo com o IBGE, em 2010, cerca de 79,5% dos domicílios do município possuíam esgotamento sanitário adequado, ocupando a sétima posição no estado.

Economia

Conhecida nacionalmente como ?capital do jeans?, a cidade compõe um importante núcleo têxtil e comercial. A princípio, as atividades econômicas da localidade eram a pecuária, por meio da criação de gado, e a agricultura, que se concentrava no cultivo de mandioca e feijão. No entanto, a qualidade do solo e o baixo poder de irrigação, que depende de um rio temporário, fez com que a população recorresse às atividades industriais.

Em paralelo a isso, também se desenvolvia como um tímido centro de produção de calçados cujo máximo destaque foi alcançado na década de 1970. Foi apenas na década de 1980, quando o Brasil atravessava uma severa crise econômica, que Toritama precisou buscar uma nova alternativa de sobrevivência financeira e passou a produzir e comercializar peças de vestuário, principalmente as feitas de jeans. 

Cerca de 15% do jeans produzido no Brasil é proveniente de Toritama. Com produtos de qualidade a preços baixos, o município atrai muitos atacadistas. No ano de 2001, era inaugurado o Parque das Feiras, que tem cerca de 5 mil metros de área coberta. O shopping, que foi construído por empresários da região, surgiu como uma alternativa planejada e estruturada à tradicional feira da sulanca, em Caruaru, conhecida como Feira do Jeans. O Parque das Feiras comporta mais de mil estabelecimentos comerciais, um estacionamento para dois mil veículos, uma praça de alimentação, caixas eletrônicos e até mesmo uma rádio comunitária que faz a divulgação das lojas e serviços. O estabelecimento funciona todos os dias, das 5h às 17h. 

De acordo com dados do IBGE, o PIB per capita de Toritama em 2019 atingiu o valor de R$ 15.681,21, sendo o 27º do estado. Em 2015, a cidade recebeu o Uai Shopping, que pertence à rede comercial homônima. O local também consiste em um centro atacadista e varejista de roupas e acessórios, além de contar com estacionamento que acomoda carros, ônibus e vans, praças de alimentação, agências bancárias, caixas eletrônicos e atrações culturais.

Polo do Agreste

Atualmente, Toritama é - junto com Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe - uma das principais cidades integrantes do Polo de Confecções do Agreste. O conglomerado, que é o maior do Nordeste e o segundo maior do Brasil, fatura bilhões de reais e emprega 130 mil pessoas, segundo dados do Estudo Econômico do Arranjo Produtivo Local, divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O polo têxtil do Agreste comercializa seus produtos em todo o Brasil e também internacionalmente.

Geografia

Toritama pertence à microrregião do Alto Capibaribe e à mesorregião do Agreste pernambucano. Segundo o IBGE, a sua região de influência é o município de Caruaru. O bioma predominante na região é a caatinga. O clima na cidade é semiárido e quente: a temperatura varia entre 25º e 35º no verão e cerca de 20º no inverno. No outono e no inverno, o calor da cidade é quebrado com períodos chuvosos. No entanto, Toritama apresenta um dos índices pluviométricos mais baixos do Agreste.

História

Em meados do século XIX, Toritama era a Fazenda Torres, de propriedade de João Barbosa. Era uma fazenda de gado situada na margem esquerda do Rio Capibaribe. O povoamento ocorreu após a construção da capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, à qual o proprietário da fazenda doou parte de suas terras. Em 1953, o município emancipou-se de Taquaritinga do Norte.

O primeiro prefeito eleito foi José Jota de Araújo, escolhido três anos e meio depois da emancipação política, que aconteceu em 29 de dezembro de 1953, quando foi elevada a cidade. Antes, Toritama havia sido distrito de Vertentes e de Taquaritinga do Norte. 

Fontes: IBGE, Prefeitura de Toritama e Wikipédia.