Conheça mais sobre Lajedo

Lajedo é um município pernambucano, na mesorregião do Agreste do estado. A cidade está a cerca de 173 quilômetros de distância de Recife, capital do estado, e sua população foi estimada em 40.589 habitantes, conforme dados do IBGE de 2020. Lajedo é o 47º município mais populoso de Pernambuco e o 66º mais rico.

Educação

Informações do site oficial da Prefeitura, as atribuições da Secretaria de Educação são: coordenar, orientar e supervisionar as atividades dos órgãos de sua Secretaria e das entidades da administração a ela vinculadas; coordenar e gerir o Sistema Municipal de Educação; formular e gerir o sistema Municipal de Educação; coordenar o progresso de elaboração do Plano Municipal de Educação; elaborar os planos de trabalhos e a proposta orçamentária anual; garantir a universalização do Ensino Fundamental; prestar assessoria técnica ao Prefeito em matéria do Sistema Municipal de Educação. 

Além disso, deve promover o aperfeiçoamento a atualização do pessoal docente, técnico e administrativo; manter a rede pública municipal em condições morais de funcionamento; possibilitar a integração e descentralização das ações administrativo-pedagógicas; desenvolver instrumentos de comunicação e intercâmbio com a sociedade civil; assegurar o cumprimento das bases e diretrizes definidas a nível nacional, no âmbito do Sistema Municipal de Educação; coordenar a definição e supervisionar a execução da política educacional do município; velar para que sejam asseguradas as condições de trabalho para os professores, dentro das ações vinculadas à valorização do magistério; manter articulação com Conselhos de Educação em todos os níveis; manter articulação com as entidades culturais e esportivas do estado e do país; desempenhar outras atribuições correlatas com os objetivos e as competências próprias.

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2019), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 4,9 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação 114º no Estado e 4125º no país) e 4,2 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (122º no Estado e 3625º no país), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2020, Lajedo dispunha de 38 escolas para o ensino fundamental e 5 para o ensino médio.

Saúde

A Prefeitura do município estabeleceu que cabe à Secretaria de Saúde: coordenar e supervisionar as áreas de saúde médica, odontológica, sanitária e epidemiológica; solicitar contratação, controle, auditoria e o pagamento aos prestadores de serviços ambulatórios; definir e estabelecer políticas, diretrizes e normas de organização interna para a atuação da Secretaria e promover a articulação com organismos locais, regionais, nacionais e internacionais para realização de intercâmbio e captação de recursos para projetos especiais. 

A secretaria deve encaminhar ao Prefeito do Município planos, estudos, projetos e propostas para atuação integrada e multisetorial ao Poder Executivo; aprovar e avaliar os planos e programas de trabalho desenvolvidos pela Secretaria, bem como a sua proposta orçamentária interna; designar servidores para representar a Secretaria em reuniões de trabalho ou para resolver assuntos de interesse desta; exarar despachos e encaminhar processos e pleitos para órgãos executivos, no âmbito da sua competência.

Além disso, manter o Prefeito do Município permanentemente informado acerca dos assuntos e atividades afetos à Secretaria; informar ao nível regional a produção dos profissionais de nível médio e superior; elaborar projetos de controle e erradicação de agravos crônicos e agudos; participar de eventos promovidos pela Diretoria Regional, Secretaria Estadual, FNS e Ministério da Saúde; promover e vivenciar capacitações e treinamentos para equipe multiprofissional do Município; elaborar os programas municipais dos serviços básicos e da proposta de referência ambulatorial especializada e hospitalar; gerenciar e supervisionar o funcionamento das unidades ambulatoriais próprias e elaborar o relatório anual de gestão e aprovação pelo CMS; contratar, controlar, auditar e pagar os prestadores de serviços ambulatoriais e hospitalares cobertos pelo Teto Financeiro Global do Município (TFGM).

A pasta também deve planejar, organizar, controlar, avaliar, gerir e executar os serviços públicos de saúde; participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições ambientais de trabalho; promover quando necessário, a formação de consórcios administrativos intermunicipais; executar, controlar e prestar contas da execução orçamentária da Secretaria, juntamente com o prefeito; gerir a política de recursos humanos da Secretaria; baixar atos permissíveis por lei para dar cumprimento de leis municipais de atos vinculados competentes e desempenhar outras atribuições correlatas com os objetivos e a competência da Secretaria Municipal de Saúde.

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2019) na cidade é de 13,8 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 82º no Estado e 2183º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,7 para cada 1.000 habitantes (63º no Estado e 2889º no país). O município conta com 13 unidades de saúde pública (2009).

Economia

O PIB per capita de Lajedo atingiu o valor de R$ 11.169,67 em 2018, segundo o IBGE. As atividades econômicas predominantes são agricultura e comércio.

As principais atividades agropecuárias são: feijão, milho, batata doce, mandioca, algodão, tomate e manga. 

Política

Dados sobre a política do município mostram que Lajedo já teve 17 prefeitos e apenas um conseguiu se reeleger. Adelmo Duarte Ribeiro.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 189,096 km² e fica a cerca de 173 quilômetros do Recife, capital do Estado. Os municípios limítrofes são Jupi, Calçado, Canhotinho, Ibirajuba, Jurema, Cachoeirinha e São Bento do Una.

História

Lajedo teve origem a partir da interiorização da atividade pecuária, responsável pelo surgimento das fazendas nessa região do agreste do Estado. O desbravador da propriedade de Cágado, Sr. Vicente Ferreira, instalou-se com os filhos e escravos e ficou conhecido como o fundador da cidade. Mais tarde, em 1852, seu filho José Ferreira da Silva construiu a primeira casa e deu origem ao povoado de Santo Inácio dos Lajeiros.

Por volta de 1900, o povoado se tornou um distrito do município de Canhotinho. O município de Lajedo foi criado pela lei Estadual nº 377 de 24 de dezembro de 1948, pelo então governador Barbosa Lima Sobrinho. Foi instalada a nova prefeitura em 19 de janeiro de 1949, o primeiro prefeito nomeado pelo então governador; 

Guilhermino Virgulino de Sobra, que assumiu o cargo em 19 de janeiro de 1949. Em 19 de maio de 1949 se comemora a emancipação política de Lajedo; quando então entregou ao presidente da câmara, Sr. Adalberto de Castro Barreto, que exerceu a função por 17 dias, enquanto se preparava a festa para entrega ao novo prefeito eleito em 8 de maio de 1949, com 204 votos, José Nonato de Oliveira, que venceu a disputa com o Sr. Francisco Cordeiro Magalhães. José Nonato de Oliveira tomou posse no dia 5 de junho de 1949.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Lajedo e Wikipédia.