Conheça mais sobre Caetés

Caetés é um município pernambucano situado no agreste de Pernambuco e destaca-se na geração de energia eólica. A cidade está a cerca de 252 quilômetros de Recife, capital do Estado, e sua população foi estimada em 29.065 habitantes, conforme dados do IBGE de 2021. Caetés é o 70º município pernambucano mais populoso.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,522, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-2010).

Educação

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2019), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,2 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 70º no Estado e 3697º no país) e 4,8 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (45º no Estado e 2153º no país), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2021, Caetés dispunha de 15 escolas para o ensino fundamental e 1 para o ensino médio.

Saúde 

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2020) na cidade é de 15,87 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 47º no Estado e 1509º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,9 para cada 1.000 habitantes (51º no Estado e 2577º no país). Ainda de acordo com o IBGE, o município conta 11 unidades de saúde públicas (2009).

Ainda segundo o Instituto, em 2010, cerca de 24,4% dos domicílios da cidade possuíam esgotamento sanitário adequado.

Economia

O PIB per capita de Caetés atingiu o valor de R$ 11.162,38 em 2019, também de acordo com dados do IBGE. 

O município vem se destacando em energia eólica. Em 29 de setembro de 2015 foi inaugurado o complexo eólico Ventos de Santa Brígida, formado por sete parques eólicos distribuídos entre os municípios de Caetés, Pedra e Paranatama. São 107 aerogeradores instalados, com capacidade de gerar 181.9 MW, energia suficiente para abastecer 350 mil casas. O empreendimento gerou mil empregos diretos e dois mil indiretos, aproximadamente, com prioridade para a mão de obra local. 

O segundo projeto eólico da região é chamado de Ventos de São Clemente, fica localizado nas proximidades do complexo eólico Santa Brígida e é formado por oito parques eólicos, que totalizam 216.1 MW, abrangendo os municípios de Caetés, Pedra, Venturosa e Capoeiras. Este projeto, quando somado a Ventos de Santa Brígida, fará desta região um dos maiores polos de geração de energia eólica do país.

Além dessa atividade, os principais produtos agrícolas do município são a mandioca, milho, feijão e algodão. Também possui a pecuária como atividade econômica. 

História

A cidade de Caetés surgiu de um povoado fundado por Miguel Quirino dos Santos. Até 1918, a localidade chamava-se ?São Caetano?. O topônimo mudou para Caetés por influência do jornalista, historiador e publicista da língua tupi, Mário Melo. De acordo com esse historiador, caetés é uma corruptela de caá-etê, significando "mato real ou verdadeiro, mata virgem". 

Sua emancipação aconteceu em 13 de setembro de 1963, desmembrando-se do município de Garanhuns. A cidade também é conhecida por ser a terra natal do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 294,946 km², estando a cerca de 252 km de Recife. Os municípios limítrofes são Venturosa e Capoeiras, ao norte; Paranatama, ao sul; Garanhuns, ao leste; e Pedra, a oeste.

Caetés fica localizado no Planalto da Borborema e é formado pelo distrito Sede e pelos povoados de Ponto Alegre, Atoleiro, Barriguda, Bastões, Vila Araçá, Várzea Comprida, Várzea Suja e Queimada Grande.

 

Fontes: IBGE, Prefeitura de Caetés e Wikipédia.