Conheça mais sobre Sirinhaém

Sirinhaém é um município do Estado de Pernambuco e fica localizado a 76 quilômetros do Recife. Está situada no litoral sul do Estado e conta com três distritos: Distrito-Sede, Barra do Sirinhaém e Ibiratinga. 

Sua população foi estimada em 46.361 habitantes, conforme dados do IBGE de 2020. Sirinhaém é o 40º município mais populoso, também de acordo com informações do IBGE. De acordo com a Wikipedia, é o 43º mais rico de Pernambuco e o 43º em qualidade de vida (IDH-M).

Educação

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2017), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 4,6 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação 144º no Estado e 4563º no país), e 3,9 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (155º no Estado e 4225º no país), ambos os indicadores da rede pública de ensino. 

O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. 

Também de acordo com o IBGE, em 2018, Sirinhaém dispunha de 40 escolas para o ensino fundamental e 6 para o ensino médio da rede pública.

Saúde

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2017) na cidade é de 13,91 para 1.000 nascidos vivos (colocação 80º no Estado e 2155º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,5 para cada 1.000 habitantes (93º no Estado e 3330º no país). De acordo com o Wikipedia, o município conta atualmente com 11 unidades de saúde pública.

Economia

O PIB per capita de Sirinhaém atingiu o valor de R$ 10.824,50 em 2018, segundo o IBGE. A atividade econômica predominante é no setor de serviços, seguido pela indústria e agricultura.

Política

Dados sobre a política de Sirinhaém mostram que o município teve 21 prefeitos, onde cinco foram por duas vezes. São eles: Laurindo Gonçalves de Lima, Alberto Machado Gouveia Lins, José Hildo Hacker, Fernando Luiz Urquiza Lima e Franz Araújo Hacker. Sirinhaém conta com dez vereadores eleitos.

História

Por volta do ano 1000, a região do litoral pernambucano, até então ocupada por índios macro-jê, foi ocupada por povos de língua tupi procedentes da Amazônia. Um destes povos, os caetés, ocupavam a região onde hoje fica Sirinhaém no século XVI, quando os portugueses chegaram ao local. 

A povoação chamava o local de Vila Formosa de Sirinhaém e construiu uma capela dedicada a São Roque em 1610. Entre 1620 e 1621 foi construída uma igreja para Nossa Senhora da Conceição e a vila foi elevada à categoria de freguesia. A criação do município autônomo data de 3 de agosto de 1892.

O povoado se concentrou às margens do Rio Sirinhaém, a cerca de dois quilômetros do litoral e possuía um porto. Em 1627, foi elevado à categoria de vila e possuía cerca de 500 habitantes. Nesta época, a região contava 13 engenhos e uma produção de açúcar relevante e de boa qualidade, que era escoada pelo porto.

Quando os holandeses chegaram ao Estado e dominaram Recife e a parte norte, marcharam pelo sul e chegaram até Sirinhaém em 1632. Neste ano, soldados e marinheiros holandeses invadiram, saquearam e queimaram o engenho de Romão Perez. Então o capitão Mateus Gomes de Lemos Albuquerque organizou uma resistência e os holandeses se retiraram.

Com a queda da resistência no norte e em Recife, os holandeses planejaram conquistar o sul de Pernambuco para chegar na Bahia. Então as tropas luso-brasileiras resistiram em três frentes: no Arraial (Velho) do Bom Jesus, no Forte de Nazaré e em Sirinhaém (este foi um dos últimos redutos da resistência, que foi derrotada após a chegada de Maurício de Nassau no Estado).

Durante o domínio holandês, Sirinhaém foi dividida a Capitania de Pernambuco e em 1645, a região foi REconquistada pela Companhia da Restauração comandada pelo capitão Paulo da Cunha Souto Maior, assistido por Vidal de Negreiros.

Por fim, foi elevada à condição de cidade e sede do município de Sirinhaém em 12 de junho de 1895.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 374,321 km², estando a cerca de 76 quilômetros do Recife. Os municípios limítrofes são Ipojuca e Escada ao Norte, Rio Formoso e Tamandaré ao Sul e Ribeirão a Oeste. 

Cultura, Turismo e Lazer

Pontos turísticos 

Praias:

  • Barra do Sirinhaém
  • Gamela
  • Guadalupe
  • Ilha de Santo Aleixo

Outras opções do município são os monumentos históricos, como engenho de açúcar, casarões e a Casa de Câmara e Cadeia, construção do meio do século XIX. Outros pontos são a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Capela de Santo Amaro, Capela de São Roque e o Convento de Santo Antônio construído em 1645.

Fontes: IBGE, WIkipedia e Prefeitura do Sirinhaém