Conheça mais sobre Buenos Aires

O município de Buenos Aires fica localizado na Zona da Mata Norte pernambucana, a 79 quilômetros do Recife. Na sua fronteira, estão os municípios de Vicência ao norte; Carpina ao sul; Nazaré da Mata a leste e Limoeiro a oeste.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada para 2021 foi de 13.224 pessoas, distribuídas em um território de 93,187 km². É formado pelo Distrito Sede e pelo povoado de Lagoa do Outeiro, além das localidades rurais de Chã de Mautês, Canafístula e Chã das Mulatas.

Ainda de acordo com o Instituto, em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB), foi calculado em R$ 111.808.600,00, e o PIB per capita em R$ 8.499,32. Respectivamente, Buenos Aires fica nas posições 151 e 129 entre os municípios pernambucanos e 3729 e 4858 no ranking brasileiro. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), medido em 2010, foi registrado em 0,593 pontos.

O município de Buenos Aires está inserido na unidade geoambiental do Planalto da

Borborema, com relevo de vales profundos e estreitos dissecados, e pertence aos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Goiana, sendo cortado pelo Riacho Morojó. Apresenta clima tropical chuvoso e bioma de mata atlântica, no entanto a vegetação da área foi historicamente devastada e substituída pela cultura da cana-de-açúcar.

Educação

Informações do site da Prefeitura de Buenos Aires apontam que a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto da cidade possui como atribuições a organização, a execução, a manutenção e o controle das atividades ligadas ao setor, ?velando pela observância da legislação, das deliberações da Conferência Municipal de Educação e das decisões dos Conselhos Municipais?.

Entre as funções estabelecidas pela gestão, estão a de oferecer educação infantil de qualidade; ofertar assistência social escolar e psicológica e atender alunos com programas de alimentação, material didático-escolar, transporte escolar e bibliotecas. A promoção de cursos de qualificação profissional, a capacitação de professores, o combate à evasão escolar e o estímulo à prática de esportes também estão no rol de objetivos da pasta.

Segundo o IBGE, há 19 estabelecimentos voltados para o ensino fundamental e um voltado para o ensino médio no município. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado em 2019, registrou 4,7 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental na rede pública (130º no Estado e 4416º no País) e 4,1 para os anos finais (135º no Estado e 3854º no País). O levantamento é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho.

Saúde

De acordo com o site da Prefeitura, a Secretaria de Saúde tem como atribuições a gestão plena do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal; a organização da rede de cuidado progressivo do sistema; a garantia da qualidade dos serviços na Atenção Básica, na Rede de Serviços Especializados, na Política de Medicamentos e na Assistência Farmacêutica.

Entre as funções elencadas no portal da gestão, também estão a construção de uma base de dados de histórico clínico dos usuários do SUS; a manutenção do estoque regular de medicamentos nas unidades do Programa da Saúde da Família (PSF), apresentação de relatório semestral sobre a evolução do sistema, além da garantia dos serviços de vigilância sanitária, vigilância ambiental e vigilância epidemiológica.

O IBGE registrou, no município, a presença de oito estabelecimentos ligados ao SUS. A taxa de mortalidade infantil média é de 5,35 para mil nascidos vivos, e as internações devido a diarreias são de 0,2 para mil habitantes. Com relação a esses índices, Buenos Aires fica nas posições 157 e 163 entre os 185 municípios pernambucanos. Quando comparado a cidades do Brasil, essas posições são de 3972 e 4284 de 5570, respectivamente.

Turismo e Cultura

O site Wikipedia afirma que Buenos Aires possui atividades voltadas para o turismo rural. Em sua paisagem, destacam-se os extensos canaviais e antigos engenhos de construções coloniais, além das serras que proporcionam vistas de grandes alturas. Na Praça Central, em frente à sede da Prefeitura, também há um relógio de flores e um letreiro com o nome da cidade.

O artesanato do município é marcado por peças feitas com papel reciclado, golas de caboclos de lança do maracatu e adereços de grupos culturais como o caboclinho e estandartes. Na cidade, também são produzidos bordados, bruxas de pano, cestarias, trançados, tricô e tapeçaria.

História

A colonização do território de Buenos Aires teve início no século 18 devido à fertilidade das terras em meio à região conhecida como Zona da Mata Seca. Lá, segundo dados levantados pelo IBGE, foi realizado o plantio de culturas de subsistência, principalmente a da cana-de-açúcar, com forte presença de engenhos. À época, a localidade era denominada Jacu e pertencia à freguesia de Tracunhaém.

Seu nome ficou conhecido como Buenos Aires a partir do ano de 1920, quando se tornou um distrito subordinado ao município de Nazaré da Mata. Em 20 de dezembro de 1963, por meio da Lei Estadual nº 4970, Buenos Aires foi elevado à condição de município e se emancipou. 

Fontes: IBGE, Prefeitura de Buenos Aires e Wikipédia.