Cupira

Políticas públicas

O TCE-PE tem desenvolvido diversos trabalhos focados em políticas públicas e questões críticas da gestão pública. Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Para mais informações, explore cada área temática disponível.

Educação Icone
Educação
Saúde Icone
Saúde
Segurança Icone
Segurança
Saneamento Icone
Saneamento
Primeira Infância Icone
Primeira Infância
Transparência Icone
Transparência
Tecnologia da Informação Icone
Tecnologia da Informação
Outros Icone
Outros

Conheça mais sobre Cupira

Localizada no Agreste pernambucano, a 167 km de distância da capital, Cupira possui uma população estimada de 24.237 pessoas, de acordo com dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município é formado pelos distritos Sede e Laje de São José. 

Também conforme o levantamento do IBGE, em 2020, sua área territorial consiste em 95,155 km², cujas cidades limítrofes são Agrestina, Altinho e São Joaquim do Monte ao norte, Lagoa dos Gatos ao sul, Belém de Maria ao leste e Panelas a oeste. O clima da região é semiárido.

O instituto aponta que, em 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) de Cupira foi de R$ 263.969.200,00, atingindo o 79º lugar em Pernambuco e a 2169ª posição no Brasil. No mesmo ano, o PIB per capita foi de R$ 10.979,96, tornando-se o 70º maior do Estado e o 3886º do País. O Índice de Desenvolvimentos Humano Municipal (IDHM), por sua vez, medido em 2010, é considerado baixo, pois atingiu apenas 0,592 pontos.

De acordo com o site Wikipedia, o município de Cupira está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema e apresenta um relevo ondulado. Está localizado numa região de transição entre a zona da Mata Atlântica e a Caatinga, apresentando espécies endêmicas de ambas, a exemplo do pau-brasil e de cactos, respectivamente. Cupira fica nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Una e possui como principais tributários o Rio Panelas e o Riacho da Serra.

Educação

O site oficial da Prefeitura de Cupira registra que, entre as atribuições da Secretaria de Educação do município, estão o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAI), a reestruturação do Plano de Ações Articuladas (PAR), a reformulação do Plano Municipal de Educação (PME), a orientação e o planejamento de brincadeiras e jogos na Educação Infantil e a formação inicial para professores, coordenadores pedagógicos, gestores e merendeiras. 

A pasta ainda se responsabiliza por encontros mensais entre gestores e professores, encontros para orientação das Olimpíadas de Língua Portuguesa e visitas de acompanhamento às unidades escolares e aos projetos municipais. A Secretaria também presta serviços, segundo a Prefeitura, de apoio aos alunos da rede com transporte escolar e atendimento psicológico.

O IBGE indica que, em 2020, o município contava com 29 escolas de ensino fundamental e três estabelecimentos de ensino médio. Já em 2019, o instituto mediu o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede pública e registrou 5,4 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (50º em Pernambuco e 3381º no Brasil) e 4,9 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (30º no Estado e 885º no País).

Saúde

A Prefeitura de Cupira aponta a Secretaria de Saúde, em seu site oficial, como o órgão responsável pelo gerenciamento da oferta de ações e serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), além da Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses. A pasta administra uma gama própria de serviços e mantém convênio com uma rede de hospitais e clínicas públicas, particulares ou filantrópicas.

Segundo o site, há, no município, o Hospital José Veríssimo de Souza, nove postos do Programa Saúde da Família, unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma Farmácia Popular e os centros de especialidades médicas, odontológicas, de fisioterapia e de atenção psicossocial (Caps). A rede hospitalar municipal possui 20 leitos, distribuídos entre clínica médica, pediátrica, obstétrica e cirúrgica. 

Dados do IBGE registraram 25 óbitos a cada mil nascidos vivos em 2019 e 0,7 internações devido a diarreia por mil habitantes em 2016. Com relação aos  municípios do Estado, Cupira fica, respectivamente, nas posições 15 e 63 de 185. Já quando comparado às cidades do Brasil, essas posições são de 701 e 2889 de 5570.

Cultura

Cupira se destaca por possuir uma região que preserva a ancestralidade quilombola. A apenas três quilômetros do distrito Sede, na zona rural do município, está localizada a Comunidade Sambaquim, preservada pela Associação Comunitária Remanescente de Quilombolas (ACORQ).

De acordo com o Wikipedia, os moradores do local trabalham num importante resgate da cultura de seus antepassados, por meio da organização social e de pesquisas e estudos. São ganhos referentes a costumes, danças, culinária, entre outros. Devido a isso, destacam-se, como manifestações culturais do município, a prática da capoeira e da mazurca, um tipo de dança tradicional na região. 

Eventos

Todos os anos, nos dias 5 e 6 de janeiro, celebram-se as festividades de Santos Reis em Cupira. São diversos shows e feiras em comemoração à religião católica. Já entre março e abril, desde 1993, realiza-se a Caminhada da Fé. Segundo a Prefeitura, é considerado o maior e mais tradicional evento religioso da cidade e do Agreste pernambucano e faz o trajeto do centro da cidade até a região de Serrote Liso, na zona rural, sempre às 4h da manhã. 

Outra tradição em Cupira é a celebração das festividades juninas, com eventos dedicados a Santo Antônio, São Pedro e São João. Acontece no período de junho e julho, quando são realizadas quadrilhas matutas e shows de forró em praça pública.

História

Dados retirados dos sites do IBGE e Wikipedia dão conta de que os primeiros habitantes do município de Cupira teriam se estabelecido no local a partir do ano de 1881. Um dos primeiros moradores da cidade, chamado Aleluia de Tal, teve a iniciativa de construir uma capela, que ficava localizada à margem de uma lagoa onde existia uma grande árvore da espécie baraúna. 

O topônimo Cupira provém do Tupi e significa "abelha do cupim". O nome do município vem das abelhas, conhecidas como cupira, que construíam suas colméias nesta imponente baraúna presente na origem do local. 

Em 1896, foi realizada a primeira feira livre no povoado que se formou ao redor da capela. O distrito, inicialmente pertencente ao município de Panelas, foi criado por meio da Lei Municipal nº 10,  de 1900, com a denominação de Taboleiro. No entanto, apenas 14 anos depois, teve seu nome alterado oficialmente para Cupira. Em 1953, por força do decreto-lei nº 1.818, o distrito desmembrou-se de Panelas e foi elevado à categoria de município.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Cupira e Wikipédia.