Caruaru sediará o primeiro de uma série de workshops que têm como objetivo fortalecer o controle social na política de educação em Pernambuco, permitindo uma atuação mais efetiva dos conselhos municipais de educação, ao conhecer sobre orçamento público e ver em prática as ferramentas disponíveis no portal do Tome Contas do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Os workshops serão realizados em diferentes locais, abrangendo diversas regiões de Pernambuco, entre os meses de julho e novembro. A primeira edição ocorrerá no dia 4 de julho, no auditório Uninassau, localizado na BR 104, no quilômetro 68, número 1215 – Agamenon Magalhães, em Caruaru, às 13h.
A iniciativa é uma realização do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAO Educação) em parceria com a Escola Superior (ESMP) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Coordenação do Programa TCEndo Cidadania, da Escola de Contas do TCE-PE.
Ao longo da programação, haverá palestras e debates com especialistas como Oscar Nóbrega, Promotor de Justiça de Caruaru, que será o representante do MPPE no primeiro workshop. No evento, serão abordados temas como o controle social na educação, o acesso aos canais de comunicação do MPPE, conceitos de orçamento do PPA, LDO e LOA, o uso prático das ferramentas do portal Tome Contas do TCE-PE, além das estratégias de controle social na educação como potencializador da interdependência entre escola e comunidade. Confira a programação completa no link: https://doity.com.br/workshop-controle-social-e-orcamento-na-pratica.
O workshop busca fornecer ferramentas, informações e condições para o acompanhamento dos serviços, gastos e investimentos na política de educação. Com isso, pretende-se promover a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem na rede pública. Estão sendo oferecidas 70 vagas para conselheiros municipais de educação, gestores municipais e integrantes do MPPE, que podem se inscrever pelo link: https://doity.com.br/workshop-controle-social-e-orcamento-na-pratica.
O evento é fruto da demanda surgida nos encontros promovidos pelo CAO Educação em colaboração com o Programa TCEndo Cidadania, do TCE-PE, além da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEE), Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UNCME) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Essa é uma oportunidade imperdível para os envolvidos na área da educação aprimorarem seus conhecimentos e contribuírem para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem na rede pública.